Traje Típico Alemão e suas regras

Um grande número de participantes da Oktoberfest, que acontece em Blumenau, Santa Catarina, gosta de apreciar a festa usando os famosos trajes típicos alemães. Ao percorrer a festa é possível ver uma variedade enorme de trajes de Frida e trajes de Frtiz.

As meninas ‘incorporam’ a Frida; os meninos o Fritz. Nada melhor do que se sentir integrante da Maior Festa Alemã das Américas não é mesmo? E certamente os trajes típicos alemães são fundamentais para isso! No entanto, há alguns anos,  grupos tradicionalistas, pesquisadores e a própria prefeitura do município de Blumenau têm questionado a originalidade dos trajes utilizados durante o evento. Com esse cuidado, a Oktoberfest Blumenau, criou regras que determinam os requisitos que garantem o benefício a meia entrada, se apresentando como lei municipal.

Para garantir essa legitimidade quanto ao uso dos trajes típicos, as regras estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau são os seguintes:

TRAJES TÍPICOS DE FRIDA

Vestidos: Os vestidos típicos ou saias são aceitos com detalhes em renda ou bordado, longos, até a altura dos joelhos ou com tolerância de quatro dedos acima do joelho.

Ciganinhas (Blusas): Podem ser de mangas longas ou curtas, onde o ventre não pode ficar a mostra. Quanto a cor, ela deve harmonizar com o traje.

Coletes: Quando utilizados, os coletes devem ser da mesma cor ou de tons que combinem com o traje completo.

Avental: Sempre em tons combinando com o traje, são de uso opcional.

Lederhosen: Embora seja originalmente usado por homens, esse traje também foi aderido pelo público feminino. Assim, ele passa a ser aceito dentro das regras onde o comprimento da bermuda não deve passar da metade da coxa.

Suspensório: Seu uso também é opcional, mas quando utilizado deve ser preço na calça ou na bermuda por botões. O mesmo deve ser cruzado na parte das costas e pode ser feito nos seguintes matérias: couro ou tecido que harmonize com o traje.

Acessórios: Bolsa, tiara de flores, chapéu, colares e lenços são de uso opcional, porém se aderidos devem obrigatoriamente respeitar a estética germânica tradicional.

Meias ou Polainas: As meias ou polainas são de uso opcional. Quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho. Já as polainas, podem ficar na altura da panturrilha ou no tornozelo a depender do modelo escolhido.

Sapatos: Podem ser usados sapatos sociais, sapatilhas fechadas ou botas de cano curto. As cores podem ser: preto, marrom, cinza ou caramelo e se houver cadarço o mesmo deve ser da mesma cor do calçado.

ATENÇÃO!
Descaracterizam os trajes típicos de Frida: camiseta de malha, regata, camisa pólo, calça ou bermuda jeans, meias de futebol, saia, vestidoou lederhosen acima do joelho; óculos escuro, boné, bolsa grande, acessórios e chapéus quenão são tradicionalmente germânicos; tênis, botas cano alto, botinas estilo treking, sneakers, sandálias, sapatilha aberta, calçados estampados, chinelos, qualquer tipo de calçado estampada, com franjas, e tachas, solados claros ou tons predominantemente dourados e prateados.

TRAJES TÍPICOS DE FRITZ

Bermuda e calça: Em geral os trajes alemães possuem calças longas até a altura do joelho ou um palmo acima do joelho. Embora o lederhosen seja originalmente feito em couro, também são aceitos em outros tecidos.

Camisa: A camisa deve ser de tecido plano, manga curta ou longa, com colarinho. As cores são opcionais, mas normalmente se apresentam em cores claras ou em padronagem variadas de xadrez. Devem harmonizar com a cor do traje.

Coletes: Quando utilizados, não devem ser apertados demais e sempre devem ser da mesma cor ou de tons que combinem com a calça ou bermuda.

Suspensório: Podem ser fixos a bermuda ou removíveis. Se removíveis este deve ser preso por botões. O suspensório deve cruzar na parte das costas e pode ser feito dos seguintes materiais: couro ou do mesmo tecido que for confeccionada a bermuda ou calça.

Chapéus: Existem chapéus germânicos em vários formatos e cores. Seu uso é opcional, porém se utilizado deve compor harmoniosamente o traje.

Meias ou Polainas: As meias ou polainas são obrigatórias. Quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho ou um palmo abaixo. Já as polainas alemãs são canos de meias de tricô que ficam na altura da panturrilha.

Sapatos: Serão permitidos sapatos sociais fechados, botinas fechados ou sapatênis, onde se houver uso de cadarços os mesmos devem ser da cor do sapato. Cores permitidas: Preto, marrom, cinza ou caramelo.

ATENÇÃO!
Descaracterizam o trajes típicos de Fritz: Uso de camiseta de malha, camiseta regata, camisa pólo, calça ou bermuda jeans; óculos escuro, boné, acessórios e chapéus que não seguem as características germânicas tradicionais. meia de futebol, suspensórios com prendedores (jacarés); tênis, chinelo, sandália ou qualquer calçado aberto, bem como solados claros nos sapatos, botinas e sapatênis.

Quem gosta da cultura alemã, seguramente aprecia a originalidade dos trajes típicos. Pensando nisso, a Fritz&Frida Moda Típica Alemã, que tem em seu DNA a tradição germânica, leva até você, Fridas e Fritz de todo o Brasil o que há de mais original em trajes típicos, com bom gosto e muita qualidade, respeitando as regras estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau, deixando claro a seriedade com que tratamos esse tema.

Através de estudos prévios sobre a roupa típica germânica realizados pela equipe da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, você tem a garantia da compra de um traje típico cuidadosamente elaborado dentro das normas estabelecidas dentro e fora da Alemanha, levando em conta cores, formas, tecidos e bordado.

Deseja conhecer mais sobre nossos produtos? Entre em contato comigo através do Instragram ou Facebook.

Ficarei felizes em atendê-lo!

Bjinho!

Frida.

Veja também

14 comentários em “Traje Típico Alemão e suas regras

  1. Fábio Bernardes on

    Boa tarde, gostaria de saber os valores para um lederhose masculino… bermuda e suspensório… se fazem entrega para a cidade de São Paulo e qual o prazo de entrega

    Responder
  2. CLAUDIO GOMES DA MOTA NETO on

    Me chamo Claudio e tenho uma festa a fantasia dia 21/11 e gostaria de saber o preço do traje masculino alemão. E, também, questão de pagamento e prazo de entrega.

    Grato,

    Responder
  3. Brigite Bier Sant´Anna on

    Muito apropriado esse guia orientando nossos visitantes na montagem do verdadeiro traje para os oktoberfesteiros definindo o” sim e o não” .

    A cada ano observo que mais hóspedes querem se caracterizar para melhor curtir nossa festa!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados para Fritz&Frida Moda Típica Alemã

Siga no Insta!