top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Sapato Típico Alemão: o que é permitido e como combinar

Atualizado: 10 de abr. de 2022


Na Fritz&Frida Moda Típica Alemã, temos toda a linha de trajes, tanto feminino quanto masculino e infantil. No entanto, o único produto que não comercializamos é o sapato típico alemão. Ao menos não no momento. Isso, por alguns motivos que vou especificar no decorrer desse texto. Porém, mesmo assim, quando vendemos um traje, gostamos de dar uma assessoria, mencionando o sapato que melhor combina, se deve usar com meia ou polaina e também, informamos que tipos de sapatos são permitidos segundo as regras estabelecidas pela Oktoberfest.


Então, decidimos fazer um texto, que fale tudo sobre o sapato típico alemão, tanto feminino quanto masculino. Claro que, levando em conta fatores estéticos, que tenham a ver com o traje alemão e também seguir as normas que visam a tradição.


Está preparada(o) para aprender como usar e combinar o sapato com seu traje típico alemão? Então continua comigo nesse texto que te mostro tudo a respeito. Vem!


O Sapato Típico Alemão de acordo com as regras


Antes de tudo, é importante colocar um ponto super, super, super relevante para o tema 'sapato na composição do traje típico alemão'. Esse ponto é: sapatos permitidos segundo a regra estabelecida pela Oktoberfest.


Há alguns, anos a Oktoberfest Blumenau, decidiu criar regras para manter a tradicionalidade nos trajes usados pelos foliões durante a festa. Essas regras são uma Lei Municipal e determinam normas que devem ser seguidas caso se deseje usufruir do benefício de meia entrada na Maior Festa Alemã das Américas.


Essa lei deixa claro não somente como deve ser o traje, mas também os componentes essenciais e como deve ser o calçado usado. Já vi muita gente com o traje completinho, não recebendo o benefício da meia entrada pois o calçado não estava de acordo. Por isso, é muito importante se ater aos detalhes.


Para o sapato típico de Fritz, a regra diz que: "Serão permitidos sapatos sociais fechados, botinas fechados ou sapatênis, onde se houver uso de cadarços os mesmos devem ser da cor do sapato. Cores permitidas: Preto, marrom, cinza ou caramelo." Descaracterizam o traje típico: "tênis, chinelo, sandália ou qualquer calçado aberto, bem como solados claros nos sapatos, botinas e sapatênis."


Para o sapato típico de Frida, a regra diz: "Podem ser usados sapatos sociais, sapatilhas fechadas ou botas de cano curto. As cores podem ser: preto, marrom, cinza ou caramelo e se houver cadarço o mesmo deve ser da mesma cor do calçado." Descaracterizam o traje típico: "tênis, botas cano alto, botinas estilo treking, sneakers, sandálias, sapatilha aberta, calçados estampados, chinelos, qualquer tipo de calçado estampada, com franjas, e tachas, solados claros ou tons predominantemente dourados e prateados."


Portanto, como podemos ver, a regra é bastante clara e rigorosa nesse sentido. Dessa forma, te aconselhamos a escolher bem o sapato que irá usar, prestando atenção em cada detalhe.


Sapato típico de Fritz

Embora a regra seja bastante rígida, ela também abrange várias possibilidades. Possibilidades estas que, muitas vezes, você inclusive, já tem em seu guarda-roupas! Legal, não é?


Aquele seu sapato social 'total black' pode ser uma alternativa. Assim como sapatos sociais de outras cores como: marrom, caramelo ou cinza. O que importa nesse sentido é que tanto a sola, como os cadarço (caso houver), sejam da mesma cor do sapato. Isto é, se seu sapato for marrom, tanto a sola como o cadarço, devem ser também no marrom, na mesma tonalidade.

Sapato social preto com meião branco

Outra opção interessante, são as botinas. Elas dão um ar mais despojado ao traje típico alemão, mas também são aceitas como calçados tradicionais. Assim como nos sapatos sociais, elas são aceitas em determinadas cores (preto, marrom, caramelo, cinza) e as solas e cadarços devem seguir a mesma cor e tonalidade do sapato em si.

Botina marrom com polaina.

Existem sapatos criados exclusivamente para serem usados com os trajes. Mas mesmo assim, eles usam essas regras expostas acima. Tanto nas cores, como nas regras de modelos.


Meias e Polainas do Fritz

Em relação a combinação, o sapatos sociais podem ser usados tanto com as tradicionais meias brancas, mas também em outras cores. O importante é que estas meias sejam de fato típicas alemãs e não meias esportivas e que não sejam tradicionais. Esse tipo de sapato também fica bem com as polaina, sejam elas as mais curtas ou mais compridas.


As botinas, na minha opinião, ficam mais bonitas com as polainas. Contudo já vi pessoas usando com meias. Então, nesse caso dependo muito do gosto de quem irá usar. Se usado com meia, lembre-se de usar com meias típicas, próprias para isso. Não faça uso de meiões esportivos ou sociais.


No caso do traje de Fritz, é obrigatório o uso de meia ou de polaina. Um traje masculino sem meia ou sem polaina, tem grandes chances de ser punido na entrada da festa. Então, escolha uma das opções e complete a composição de seu traje!


Sapato Típico de Frida


No caso das Fridas, também existe uma gama de opções bem democráticas. As Fridas podem usar desde os sapatos estilo boneca, sapatilhas, sapatos sociais fechados e botas cano curto, estilo botina. Todas estas opções, podem ser com salto, saltinho ou sem salto. E assim como no caso do masculino, também no feminino, certamente, você já tem algum sapato no seu guarda-roupas que possa usar com o traje.


As cores permitidas são: preto, marrom, cinza ou caramelo e a sola e cadarços devem ser da mesma cor do sapato. Ou seja, se o seu sapato for na cor preta, sola e cadarços (se houver), devem ser da mesma cor.


Os sapatos sociais estilo boneca e as sapatilhas seguem uma linha mais clássica. Então, a depender da escolha do modelo do traje, a combinação com sapato boneca ou sapatilha, ficam mais harmônicas. Eu, particularmente, gosto muito de combinar esse tipo de sapato com trajes mais clássicos, como o estilo camponesa. Mas claro, isso não é uma regra.

Sapato social estilo boneca preto com meião branco

Se você deseja um estilo mais arrojado, as botinas podem ser uma ótima opção. Combinam com saias, vestidos e lederhosen (traje boy).

Botina marrom com polaina

Um ponto importante a ressaltar para o sapato de Frida, é que o mesmo não deve ser carregado de detalhes metálicos, tanto da cor dourada como prateada. Claro, que detalhes como a fivela, ou então ilhós, são aceitos. O que não pode é carregar com tachas, por exemplo.


Também é necessário que o mesmo não tenha franjas, além disso um sapato muito 'modernoso' tampouco irá combinar.


Meias e Polainas da Frida

Assim como no masculino, aqui também existem sapatos que combinam mais com meia ou com polaina.


No caso das sapatilhas ou sapatos sociais fechados, recomendamos que estes sejam usados com meias. Contudo, na composição do traje feminino não é obrigatório o uso de meias ou polainas. Então, você pode optar em usar o sapato ou sapatilha sem meia mesmo. É uma questão de gosto, sem dúvida.


Já para as botas de cano curto, conhecidas como botinas, gostamos sempre de indicar o uso com polainas. Essa combinação fica muito despojada e bonita.


Sapato Típico Alemão: onde encontrar?


Nós, da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, optamos por não vende os sapatos, pois essa é uma peça que facilmente pode ser encontrada em lojas 'normais' de calçado. Além disso, uma grande parte das pessoas, já possui um sapato que pode ser combinado com o traje e opta então, por reaproveitar o que tem. E de verdade, nós não julgamos isso. Muito pelo contrário, entendemos que é necessário reutilizar o que já se possui.


Porém, alertamos ao fato de fazer atenção e ser seletivo e rígido na escolha do sapato que irá usar, ok? Ele precisa, necessariamente, seguir as orientações que foram mencionadas acima. Pois são normas que atentam para a tradicionalidade do traje típico.


É importante também, ter bom senso para fazer uma combinação que seja adequada ao estilo de traje que você possui. Às vezes, um descuido simples como a escolha do sapato, pode colocar a perder todo o look.


Se você deseja comprar um sapato, vale a pena visitar lojas ou sapatarias e ficar atenta(o) a sapatos que tenham as descrições e regras colocadas acima. Certamente você encontrará algo adequado.


Fritz&Frida Moda Típica Alemã


Na Fritz&Frida Moda Típica Alemã, não vendemos sapatos, mas temos toda linha de trajes típicos, além de componentes como meias, polainas, bolsas, chapéus, colares, entre tanto outros.


Para conhecer nossa loja virtual, acesse nosso site ou então, nosso Instagram. No direct do Instagram, eu te atendo pessoalmente e posso te ajudar com tudo, ok?


Se você gostou desse post, acompanhe nosso Blog. Lá você fica por dentro de todas as informações do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

2.707 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page