top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Traje Típico Alemão e suas Regras

Atualizado: 10 de abr. de 2022


A saber, a Oktoberfest Blumenau é a Maior Festa Alemã das Américas. Por isso, um grande número de participantes dessa Oktoberfest, gosta de apreciar a festa, usando o famoso traje típico alemão. Consequentemente, ao percorrer a festa é possível ver uma variedade enorme de trajes de Frida e trajes de Fritz.


Assim, as meninas ‘incorporam’ a Frida. Os meninos o Fritz. Então, nada melhor do que se sentir integrante da Maior Festa Alemã das Américas não é mesmo?


Certamente, o traje típico alemão é fundamental para isso. No entanto, há alguns anos, grupos tradicionalistas, pesquisadores e a própria prefeitura do município de Blumenau têm questionado a originalidade do traje típico alemão utilizado durante o evento.


Dessa forma, com esse cuidado, a Oktoberfest Blumenau, criou regras. Elas determinam os requisitos que garantem o benefício a meia entrada, se apresentando como lei municipal.


Assim sendo, para garantir essa legitimidade quanto ao uso do traje típico alemão, as regras estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau são os seguintes:


TRAJE TÍPICO ALEMÃO DE FRIDA

  1. Vestidos - Os vestidos típicos ou saias são aceitos com detalhes em renda ou bordado. Podem ser longos, até a altura dos joelhos, mas com tolerância de quatro dedos acima do joelho.

  2. Ciganinhas (Blusas) - Elas podem ser de mangas longas ou curtas. Contudo, o ventre não pode ficar a mostra. Quanto a cor, ela deve harmonizar com o traje.

  3. Coletes - Os coletes devem ser da mesma cor do traje ou de tons que combinem com o traje completo.

  4. Avental - Os aventais devem combinar com o traje. Todavia, são de uso opcional.

  5. Lederhosen - Embora seja originalmente usado por homens, esse traje também foi aderido pelo público feminino. Assim, ele passa a ser aceito dentro das regras onde o comprimento da bermuda não deve passar da metade da coxa.

  6. Suspensório - Seu uso também é opcional. Porém, quando utilizado deve ser preso na calça ou na bermuda por botões. O mesmo deve ser cruzado na parte das costas. E pode ser feito nos seguintes materiais: couro ou tecido. Apesar disso, eles devem harmonizar com o traje.

Acessórios

  • Acessórios - Bolsa, tiara de flores, chapéu, colares e lenços são de uso opcional. Porém se aderidos devem obrigatoriamente respeitar a estética germânica tradicional.

  • Meias ou Polainas - As meias ou polainas são de uso opcional. Apesar disso, quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho. Já as polainas, podem ficar na altura da panturrilha ou no tornozelo a depender do modelo escolhido.

  • Sapatos - Os sapatos permitidos são: sapatos sociais, sapatilhas fechadas ou botas de cano curto. As cores podem ser: preto, marrom, cinza ou caramelo e se houver cadarço o mesmo deve ser da mesma cor do calçado.

Atenção!

Descaracterizam os trajes típicos de Frida: camiseta de malha. Regata. Camisa pólo. Calça ou bermuda jeans. Meias de futebol. Saia e lederhosen acima do joelho. Óculos escuro. Boné. Bolsa grande. Acessórios e chapéus que não são tradicionalmente germânicos. Tênis. Botas cano alto. Botinas estilo treking. Sneakers. Sandálias. Sapatilha aberta. Calçados estampados. Chinelos. Sapatos com franjas e/ou tachas. Solados claros ou tons predominantemente dourados e prateados.

Traje Típico Alemão Feminino segundo Regras da Oktoberfest.

TRAJE TÍPICO ALEMÃO DE FRITZ

  1. Bermuda e calça: Em geral os trajes alemães possuem calças longas até a altura do joelho ou um palmo acima do joelho. Embora o lederhosen seja originalmente feito em couro, também são aceitos em outros tecidos.

  2. Camisa: A camisa deve ser de tecido plano, manga curta ou longa, com colarinho. As cores são opcionais, mas normalmente se apresentam em cores claras ou em padronagem variadas de xadrez. Devem harmonizar com a cor do traje.

  3. Coletes: Quando utilizados, não devem ser apertados demais e sempre devem ser da mesma cor ou de tons que combinem com a calça ou bermuda.

  4. Suspensório: Podem ser fixos a bermuda ou removíveis. Se removíveis este deve ser preso por botões. O suspensório deve cruzar na parte das costas e pode ser feito dos seguintes materiais: couro ou do mesmo tecido que for confeccionada a bermuda ou calça.

Acessórios

  • Chapéus - Existem chapéus germânicos em vários formatos e cores. Seu uso é opcional, porém se utilizado deve compor harmoniosamente o traje.

  • Meias ou Polainas - As meias ou polainas são obrigatórias. Quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho ou um palmo abaixo. Já as polainas alemãs ficam na altura da panturrilha.

  • Sapatos - os sapatos permitidos são: sapatos sociais fechados, botinas fechados ou sapatênis. Quando se houver uso de cadarços os mesmos devem ser da cor do sapato. Cores permitidas: Preto. Marrom. Cinza. Caramelo.

Atenção!


Descaracterizam o trajes típicos de Fritz: Uso de camiseta de malha. Camiseta regata. Camisa pólo. Calça ou bermuda jeans. Óculos escuro. Boné. Acessórios e chapéus que não seguem as características germânicas tradicionais. Meia de futebol. Suspensórios com prendedores (jacarés). Tênis. Chinelo ou sandália. Qualquer calçado aberto, bem como solados claros nos sapatos, botinas e sapatênis.

Traje Típico Alemão Masculino segundo Regras da Oktoberfest.

Mas para quem gosta da cultura alemã, seguramente aprecia a originalidade do traje típico alemão. Assim sendo, a Fritz&Frida Moda Típica Alemã, que tem em seu DNA a tradição germânica, leva até você, o que há de mais original em traje típico.


Isso tudo com bom gosto e muita qualidade! Além de respeitar as regras estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau e assim, deixando claro a seriedade com que tratamos esse tema.


Logo, através de estudos prévios sobre o traje típico germânico realizados pela equipe da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, você tem a garantia da compra de um traje típico cuidadosamente elaborado dentro das normas estabelecidas dentro e fora da Alemanha. Isso, levando em conta cores, formas, tecidos e bordado.

Os Trajes Típicos da Fritz&Frida são aceitos na Oktoberfest Blumenau.

Portanto, quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato comigo através do Instagram, Facebook ou Loja Virtual.


Certamente, ficarei feliz em atendê-lo(a)!


Bjinho!


Frida.

3.614 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page