Buscar
  • Fritz & Frida

12 coisas para fazer na Cidade de Pomerode: Dicas da Frida

Atualizado: 10 de abr.


Vocês sabem que não podemos ver nada do mundo germânico que ficamos super empolgados querendo descobrir, provar, experimentar e é claro, dividir com vocês! Nós somos muuuuito fãs da Cidade de Pomerode e sempre que podemos, estamos por lá!


Não a toa, essa cidade é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Basta caminhar por ela, perceber sua gente, sua arquitetura e sua gastronomia para nos darmos conta de que Pomerode faz jus ao seu slogan.


Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre as 12 coisas para fazer na cidade de Pomerode. Então, se você é da Região ou se está a passeio pelo Vale do Itajaí, não deixe de conhecer essa cidade que é puro charme!


Através de nossa própria experiência e vivência, trazemos aqui o que você não deve perder quando visitar Pomerode. Fizemos uma lista que incluem programas para adultos e crianças, bem como passeios e gastronomia. Vale a pena conferir essa lista. Vamos lá?


1) Foto no Portal Turístico Sul


Se você estiver chegando a Pomerode desde Blumenau, será recepcionado pelo Portal Turístico Sul. Portanto, esse lindo portal deixa bastante claro aos visitantes que os mesmo estão chegando a uma cidade germânica.


Este monumento, que é a porta de entrada para a cidade de Pomerode, é construído recordando o estilo enxaimel. Ou seja, com os tijolos à mostra, adornados por linhas retas e diagonais em madeira. Assim como as construções germânicas tão características.

Portal Turístico Sul Fotografia extraída do site da Prefeitura de Pomerode

Além de fazer uma foto nesse portal, você também pode alugar bicicletas para passeios, comprar artesanatos da cidade e também tirar dúvidas, visto que ali funciona o Centro de Informações Turísticas. Legal não é mesmo?


2) Caminhar pelo Centro histórico


Poucas coisas são tão prazeirosas quanto caminhar pelo tranquilo Centro Histórico da Cidade de Pomerode. Seja para sentir o clima germânico da arquitetura e dos morados, seja para relaxar, um passeio no centro da cidade é uma ótima pedida.


O percurso tem aproximadamente 1.500 metros de extensão que inicia no Portal Turísticos Sul. Nesse trajeto é possível ver belas casas, muitas delas antigas, jardins encantadores e diversas atrações como o Zoo Pomerode e o complexo Weege.


3) Zoo Pomerode para crianças e adultos


Este Zoológico, que foi o primeiro da Região Sul do País, foi fundado no ano de 1932 e pertencia a família do Sr. Hermann Weege. Inicialmente, o Zoo contava somente com animais domésticos. Contudo, devido aos alimentos dispostos aos animais presentes ali, também animais nativos eram atraídos e assim, nasce a ideia de criar o Zoológico.


Atualmente o Zoo Pomerode conta com mais de mil animais e é o maior zoológica de Santa Catarina. Sem dúvidas, essa atração é uma das mais procuradas da cidade. Isso porque, além de ser um passeio estimado pelas crianças é também muito desejado pelos adultos. Consulte preços e dias de funcionamento no site da Zoo Pomerode.


4) Passear e beber chope no Complexo Weege e Centro Cultural


Esse era um antigo conjunto industrial que pertencia ao Sr. Hermann Weege. Na época essas construções abrigavam loja de secos e molhados, posto de gasolina, hotel e até mesmo uma usina de energia elétrica.


Atualmente, este complexo foi revitalizado e transformado no Centro Cultural de cidade. Portanto, nos dias de hoje, ele acolhe restaurantes e comércios, bem como o Teatro Municipal.


Teatro Municipal Fotografia extraída do site Vem Pra Pomerode

O complexo chama atenção pela beleza e cuidado! Belos canteiros de flores, arquitetura bem conservada e ótimos lugares para comer e beber um ótimo chope, como é o caso da Cervejaria Schornstein - cerveja artesanal produzida ali.


5) Almoçar no Restaurante mais Alemão do Sul do Brasil


Não dá para ir a Pomerode sem comer no Restaurante Colonial WunderWald! Eles são conhecidos como o restaurante mais alemão do sul Brasil e de fato, a comida é realmente maravilhosa!


Portanto, se você é um apreciador da cozinha alemã, esse lugar é um prato cheio para você! Literalmente, um prato cheio! Porções muito bem servidas, fartura e sabor! Marreco recheado, joelho de porco, Goulasch... são somente algumas delícias servidas ali! Além dos pratos alemães, o cardápio possui também uma seção de comidas internacionais.


Recomendamos fazer reserva, pois como a cidade é bastante turística e o restaurante muito requisitado, talvez não tenha mesa se você decidir chegar de última hora, ok?


6) Cuca e Café Colonial na Cidade de Pomerode


Sem dúvidas, se deliciar com as tortas e cucas alemãs é uma ótima pedida para fãs de doces. Além de gostoso, também faz parte da cultura alemã. Por isso, pode matar sua vontade de doce e ainda dizer que está fazendo em nome da tradição e da cultura, ok? hihihi.


Bolos e Tortas no Café Colonial Torten Paradises Fotografia extraída do site da Torten Paradises

Nós vamos com frequência a Cidade de Pomerode, somente para tomar aquele Café Colonial maravilhoso! Por isso, recomendamos alguns lugares que adoramos ir para comer as deliciosas tortas e cucas ou tomar um café.

  • Confeitaria Dona Ella: bolos, tortas e cucas deliciosos! Recomendamos a torta banoffe e a cuca de banana com farofa. Porém qualquer bolo que escolher, também será uma delícia! Não tem como errar! Se você quiser comer um salgado antes, recomendamos o pastel que é feito com massa caseira e também o pão de queijo com linguiça.

  • Confeitaria Torten Paradises: Bolos e tortas muito gostosos! Além disso, todos os dias das 14:30 horas até as 19 horas, é servido um buffet de café colonial que vale muito a pena!

  • A La Baguette: não é uma confeitaria típica alemã, porém os produtos são uma delícia! Perfeitos para um café da tarde! A La Baguette é uma padaria artesanal de cozinha francesa que fica localizada na cidade mais alemã do Brasil. Legal, né? Recomendamos o croissant clássico de manteiga, o pain du chocolat e a brioche de linguiça Blumenau com queijo. Mas como todas as indicações, tudo o que eles fazem é um delícia.

7) Fazer a Rota Enxaimel de Bicicleta


Se você deseja fazer um passeio diferente e gosta de andar de bicicleta, recomendamos fazer a Rota Enxaimel de bike. A rota tem aproximadamente 16 Km de percurso, onde uma boa parte, é de estrada de chão.


Caso você não tenha uma bicicleta é possível alugar uma na Cidade de Pomerode mesmo! No Portal Turístico Sul você consegue alugar. Confira!


Segundo dados coletados no site da Prefeitura de Pomerode, a rota enxaimel concentra o maior número de casa nesse estilo, fora da Alemanha: são aproximadamente 220 edificações deste tipo em todo o município. Dá para acreditar?


Rota Enxaimel Fotografia extraída do site Vem Pra Pomerode

O trajeto é rodeado pela natureza e pelas belezas simples do interior e, as casas no estilo enxaimel chamam a atenção pela boa conservação. Portanto, o passeio vale muito a pena e de bicicleta você tem a possibilidade de curtir tudo de forma mais intensa.


8) Levar sua criança para a Vila Encantada


Embora muitos dos programas que passamos até agora, também sejam adequados para crianças, esse aqui é pensando nelas! Os adultos normalmente também gostam, mas as crianças amam!


Assim, caso esteja viajando com crianças é importante pensar em um programa para elas também, não é mesmo? Por isso, sugerimos a Vila Encantada.


Mas o que é a Vila Encantada? É um parque educativo, que utiliza da temática de dinossauros para ensinar brincando. Ou seja, através de brinquedos e brincadeiras, as crianças aprendem sobre o período jurássico, tudo isso, enquanto se divertindo muito.


Além de dinossauros existe, contudo, diversas outras atrações! Seguem as atrações desse parque educativo: circuito sinuoso, vila dos dinossauros, vila da aventura, estação das cordas, vila do paleontólogo, vila do calor, vila do mascote, vila interativa, vila da descoberta e do bebê, vila dos piratas, vila dos insetos e vila dos presentes.


Para consultar preços, promoções e datas de funcionamento, recomendamos consultar o site do Parque Vila Encantada.


9) Comprar chocolate de Pomerode


Com diversos chocolates premiados, a Nugali é outra empresa de sucesso da cidade de Pomerode! Ela produz um chocolate melhor que outro! Difícil escolher. Por isso, uma ótima oportunidade de saborear essa delícia, diretamente em sua cidade natal, não acham?


A Nugali possui uma loja no centro da cidade, onde você pode provar as variedades de chocolates e bombons produzidos por eles. E se você deseja levar um presente para aquela pessoa especial, um chocolate Nugali é uma ótima opção!


Nós adoramos a linha Cacau em Flor! Nosso preferido é o Cacau em Flor de Cupuaçu. Mas os bombons também são uma perdição! Experimente!


10) Visitar o Museu Casa do Imigrante Carl Weege


Em uma belíssima localização, o Museu Casa do Imigrante Carl Weege vale a vista. Durante o percurso até o museu, você já é presenteado com bonito visual: pastos, rios e cenas interioranas dão pistas do que você irá encontrar.


Esse Museu era patrimônio pessoal do Senhor Carl Weege e conta com autêntica construção enxaimel, roda d'água, rancho com moenda de cana de açúcar e prédio da atafona. Além disso, tudo decorado com móveis tradicionais.


Museu Casa do Imigrante Carl Weege Fotografia extraída do site Pomerode Online - Associação Visite Pomerode

Para saber mais, consulte o site do Museu Casa do Imigrante Carl Weege.


11) Prestigiar o Museu do Marceneiro


Este museu nasceu no ano de 2004 com o intuito de homenagear a empresa familiar, conhecida como Móveis Behling.


Por isso, nesse espaço você poderá ver ferramentas e maquinários utilizados pela indústria moveleira de tempos antigos. Além do mais, é possível comprar objetos de madeira produzidos por artesãos locais.


12) Ir para Pomerode em datas específicas


A cidade de Pomerode é sempre bonita e interessante, contudo, existem momentos onde ela se encontra em festa. E é claro, esses momentos de festa são muito legais para visitar a cidade mais alemã do Brasil, não acha?

  • Festa Pomerana - Já fizemos um post aqui no blog onde falamos sobre a Festa Pomerana, que acontece anualmente no mês de Janeiro. Este é um ótimo momento para visitar a cidade! Durante a festa Pomerana, você pode ver ainda mais a presença da cultura alemã na cidade. Além disso, você pode usar seu traje típico da Fritz&Frida Moda Típica Alemã e de fato viver a tradição alemã. Quer saber tudo o que a Festa Pomerana reserva para você? Então, veja nosso post 10 coisas para fazer na Festa Pomerana.

  • Osterfest - acontece todos os anos por ocasião da Páscoa. Pomerode já é muito conhecida pela Osterfest, que recebe muitos turistas para o evento. No entanto que possui dois recordes: a maior árvore de Páscoa do Mundo e o maior ovo de Páscoa do Mundo. Além disso, outras atrações podem ser prestigiadas como a a primorosa arte dos ovos pintados à mão, oficina de pintura, competições, atividades para as crianças e a Oktermarkt, a feirinha de Páscoa.


Osterfest Pomerode com o Maior Ovo de Páscoa do Mundo Fotografia extraída do site NSC Total - Fotógrafo Daniel Zimmermenn

Esperamos que tenham gostado desse post! Em nosso blog você fica por dentro de todas as novidades do mundo germânico. Por isso nos acompanhe!


E você já sabe: os trajes típicos alemães mais bonitos, bem acabados e confortáveis você encontra na Fritz&Frida Moda Típica Alemã. Adquira o seu comigo no direct do Instagram! Vou adorar te atender!


Bjinho,


Frida.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo