Buscar
  • Fritz & Frida

10 Coisas para Fazer na Festa Pomerana

Atualizado: 10 de abr.


Nós já falamos anteriormente sobre a Festa Pomerana, aqui! Por isso, você já sabe: adoramos esta festividade e também outras onde a cultura alemã está envolvida. Como a Oktoberfest Blumenau, a Sommerfest, a Fenarreco entre outras.


Contudo, neste post, trazemos para você as 10 coisas para fazer na Festa Pomerana! Então vem comigo que eu te mostro as principais atrações e atividades para você se divertir como nunca nessa linda festa.


1) Dançar ao Ritmo Germânico


Nessa festa que é carregada de cultura e tradição alemã, não poderia ser diferente: bailes e bandas que tocam músicas alemãs, embalam os visitantes, nos mais autênticos ritmos germânicos. Então, prepara a botina e alonga as canelas! Pois vai ter baile!


2) Gastronomia Típica


Bateu aquela fome? Tá com desejo de comida alemã? Então você está no lugar certo! Durante a Festa Pomerana, os visitantes podem se deliciar com pratos típicos, autênticos da cozinha alemã. Tem cuca, salsicha, hackepete entre muitas outras delícias. Com certeza vai faltar estômago para tanta comida gostosa.


3) Chope Geladinho


Mas é clarooo! O Chope geladinho não poderia faltar nessa festa! Além de fazer parte dessa cultura, uma cervejinha desce redonda em pleno verão Pomerodense, não é mesmo? Já imaginou? Verão, calor e você podendo se refrescar com esse líquido sagrado? Meine leute, que maravilha!


4) Desfile no Centro da Cidade


Nos desfiles típicos, que acontecem no centro de Pomerode - saída da Rua XV de Novembro até o Pavilhão de Eventos, onde acontece a Festa Pomerana - você consegue prestigiar as belezas da cultura local.


Carroças e carros enfeitados, grupos de caça e tiro, grupos folclóricos, trajes típicos, a realeza da festa, bandas germânicas, etc. Ou seja, com muita animação e tradição, você apreciará as belezas presentes na cidade mais alemã do Brasil.


O desfile acontece normalmente às sextas, sábados e domingos. Confira o site da festa para saber os horários.


5) Desfile do Fackelzug e Küchenmarsch


Todas as quintas e sábados, ao anoitecer, acontece o tradicional desfile das tochas, o Fackelzug. Este é acompanhado também pela dança das cozinheiras, o Küchenmarsch, uma prática da cultura alemã, normalmente vista em festas de casamento.

Küchenmarsch, a dança das cozinheiras Foto site Festa Pomerana

O Fackelzug, é uma tradição do período da colonização. Isto é, por não terem luz elétrica, grupos ficavam espalhados pela cidade, com as tochas em mãos, conduzindo os morados ao local da festa. Como as festas eram a noite, essa prática tornava-se necessária. Ou seja, era uma forma de conduzir e recepcionar as pessoas até o local da festa.

Fackelzug, o desfile das tochas Foto site Festa Pomerana.

O desfile o Fackelzug e Küchenmarsch acontece no Centro de Eventos, iniciando no Pavilhão Cultural em cotejo ao Palco Principal.


6) Competições na Festa Pomerana


A Pomerana é mesmo uma festa para se divertir! Não bastasse tudo o que escrevemos até aqui, ela conta com diversas modalidades competitivas que animam os visitantes! Portanto, veja aqui as competições disponíveis na festa. Quem sabe você se anima em participar de alguma?

  • Baumstammwettsägen - consiste em serrar, com um serrador, um troco de madeira. Vence a dupla que serrar em menos tempo.

  • Holzhacker - cortar um troco de madeira com um machado. Vence o participante que fizer em menos tempo.

  • Alles Wurst - comer uma salsicha tipo bock, com 23 cm. Vence quem comer no menor tempo de prova.

  • Meterbier - o famoso chope em metro. Vence quem beber em menos tempo e não vale babar!

  • Fassrennen - a corrida do barril, consiste em rolar um barril por uma pista. A dupla que fizer em menos tempo é a vencedora.

  • Tauziehen - é um cabo de guerra onde é preciso ter 3 participantes de cada lado da corda. Vence o trio que puxar o outro grupo até o centro da área.

Além disso, também acontecem as tradicionais competições de grupos de caça e tiro. As modalidades são: Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo), Bolão de mesa e Vogelstechen (Pássaro ao Alvo).


Ou seja, não será por falta de opção! Alguma modalidade com certeza é sua cara!


7) Encontro Nacional de Grupos Folclóricos


Segundo a organização da Festa Pomerana, mais de 20 grupos folclóricos, de todo o país, participam da festa trazendo as belas e tradicionais danças germânicas. Não dá para perder não é mesmo?


8) Encontro de Tocadores de Bandoneon e Teufelsgeige


Além do encontro de tocadores de Bandoneon, a festa conta também com o encontro de tocadores de Teufelsgeige.


Coçou a cabeça por que não sabe que instrumentos são estes? Então, segue ai uma breve explicação:

  • Bandoneon - este é seguramente, um instrumento musical muito relevante dentro da cultura alemã, trazido pelos imigrantes. Ele é um instrumento musical de palhetas livres, parecido com a concertina.

Crianças tocando Bandoneon Foto site Festa Pomerana
  • Teufelsgeige - é um instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, que foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Uma curiosidade: segundo a tradição, esse instrumento deve ser fabricado pela pessoa que o toca.


Tocadores de Teufelsgeige Foto site Festa Pomerana

9) Concurso Delícias da Tradição Alemã


Esta é sem dúvida, a competição ao qual mais gosto de participar! Não quero preparar não, hihi. Eu quero ser jurada! Já pensou? Provar várias delícias da gastronomia alemã?


Calma, calma! Já explico do que se trata! O Concurso Delícias da Tradição Alemã é uma competição que premia iguarias e gostosuras, feitas por moradores de Pomerode.


Além disso, também podem ser degustadas pelo público da festa que irá avaliar e julgar cada um dos pratos. Por isso, prepare seu coração e seu estômago: tem cucas, pães, geleias e outras receitas deliciosas!


Ou seja, caso você não tenha dotes culinários para participar, pode somente provar e se deliciar! Assim como eu sempre faço hihihi. E quer saber o melhor? É gratuito. Portanto, sem desculpas, ok?


10) Vestir seu Traje Típico Alemão


Deixamos por último, porque é a coisa que mais gostamos de fazer nas Festas Alemãs! Isso mesmo, vestir os trajes típicos!


Além de amar vestir os trajes típicos, a Festa Pomerana ainda possibilita a entrada gratuita para quem estiver trajado. Contudo, não basta somente usar um traje que você considere germânico! É necessário que siga as regras estabelecidas de padrão e tradição, assim como acontece também na Oktoberfest Blumenau.


Portanto, em outro texto aqui do blog, deixamos especificadas essas normas e regras. Se quiser conhecer mais sobre, acesse nosso post Trajes Típicos e suas Regras.


Tanto para seguir essas regras, bem como para ser a Frida mais bonita e o Fritz mais gato, os trajes da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, são, sem dúvida, a melhor opção! Lindos, bem acabados, tradicionais, confortáveis e dentro das normas estabelecidas, o traje da Fritz&Frida irá te proporcionar uma Festa Pomerana mais intensa, tradicional e muito divertida!


Compre agora seu traje comigo através do direct do nosso Instagram. Além de ajudar a comprar seu traje, também darei dicas maravilhosas que te farão arrasar nas festas alemães.


Se além de nossos trajes, você também adorou desse post, nos siga no blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo