Buscar
  • Fritz & Frida

Oktoberfest e Coronavírus: Incertezas e Cancelamentos no Mundo das Festas Alemãs

Atualizado: 10 de abr.


No ano de 2020, muitos dos planos que tínhamos em mente, tiveram que esperar, guardados em uma gaveta ou em nossos sonhos e pensamentos. Certamente, dentro do universo germânico não poderia ser diferente: Oktoberfest e Coronavírus, infelizmente, não combinam. Aliás, se alguém souber com o que o Coronavírus combina, me informe, ok? Acho que ele só combina com ficar isolado em cada mesmo hihihi.


Brincadeiras a parte, o Covid-19 trouxe muitas incertezas, especialmente nas questões sanitárias. Dessa forma, muitas festas e eventos tiveram que ser desmarcados, reagendados ou cancelados. E claro, as Festas Alemãs sofreram com estas incertezas também! Desde o início da pandemia, os foliões, fãs das festas alemãs e, claro, da Oktoberfest, se perguntavam se a festa também seria cancelada ou remarcada para outra data.


Neste texto, separamos informações das principais festas alemãs mundo à fora e, como cada uma agiu em relação a Pandemia que assola o Mundo.


Oktoberfest e Coronavírus: Munique foi a primeira a se posicionar


A primeira e tradicional Oktoberfest, que acontece na cidade de Munique, na Alemanha, foi a primeira a se manifestar. Já no mês de abril de 2020, em meio ao ápice do vírus no País, governantes se posicionaram cancelando a festa que acontece desde 1810.


Os governantes afirmaram, que devido ao volume de visitantes, consideraram prudente, não realizar a festa esse ano. Além disso, mencionam que mesmo com questões de higiene reforçadas, seria impossível controlar tantas pessoas juntas.


Se você deseja saber mais sobre o cancelamento da Oktoberfest de Munique, nós fizemos um post que explica tudo. Clique aqui e saiba mais!


Oktoberfest Blumenau e o Coronavírus


Desde o posicionamento da Oktoberfest de Munique, a Oktoberfest de Blumenau passou a ser cobrada, sobre qual postura tomaria em relação a Oktoberfest 2020.


Mesmo que aqui o coronavírus tenha chegado depois, ele é uma realidade em nosso cotidiano desde o mês de março e, por isso pede muito cuidado em relação à saúde da população. Contudo, o momento de incertezas deixa grande interrogação, tanto na população quanto nos governantes. De um lado, uma festa que fomenta economicamente a cidade e que gera renda para muitas famílias. De outro uma epidemia mundial que se alastra freneticamente. Sem dúvidas, uma sinuca de bico que merece ser repensada e analisada.


Por isso, de início, ou seja, em final de maio de 2020, a Prefeitura de Blumenau tomou a seguinte decisão, que todavia era passível de mudança: transferiu a Oktoberfest, que aconteceria em outubro, para o mês de novembro.


Porém, essa não foi a resposta definitiva! A Prefeitura da cidade informou que até final de agosto de 2020, a Organização da Festa voltaria a se manifestar.


E assim o fez! Com os casos aumentando e com a capacidade de vagas nos hospitais comprometidas, no dia 27 de julho de 2020, a Prefeitura informou oficialmente, o cancelamento da Oktoberfest Blumenau, afirmando ser a atitude mais prudente para o bem de todos.


Imagem retirada do Instagram Oficial da Oktoberfest Blumenau

Certamente, muitas pessoas ficaram tristes com o cancelamento. Porém, essa atitude também foi vista como necessária, visto o cenário da Região perante o Coronavírus. Diante de uma decisão tão complexa, é compreensível o cancelamento de uma festa deste porte.

Dessa forma, a edição da 37a Oktoberfest de Blumenau terá que esperar até o ano de 2021. E nós já estamos ansiosos para isso!


Outras Festas Alemãs e suas posturas perante o COVID-19


Por conta da Pandemia, a Oktoberfest São Paulo, decidiu no final de junho, também transferir a festa para novembro. Postura similar a da Oktoberfest Blumenau. A organização menciona que devido as proporções do vírus e após analisar com cuidado as questões sanitárias, deseja fazer uma festa que leve alegria ao público, mas com responsabilidade.


A Oktoberfest de Igrejinha, no estado do Rio Grande do Sul, se manifestou do dia 06 de julho, informando que não fará sua edição neste ano. Embora os organizadores manifestaram-se tristes com o cancelamento, visto que a festa gera milhões que são revertidos a entidades anualmente, exprimiram que nesse momento, devido as questões sanitárias, sentem-se mais seguros cancelando o evento.


A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, também no Rio Grande do Sul, informou em meados de julho de 2020, que cancelaria a festa dessa ano. Segundo organizadores, eles já se preparam para a edição de 2021.


A Fenarreco, Festa Nacional do Marreco, que acontece em Brusque - SC, também foi cancelada no dia 27 de julho de 2020. Segundo a organização, além dos problemas sanitários ocasionados pela pandemia, questões relacionadas com o financiamento da festa, por causa da pandemia, também foram levados em conta.


Já em 4 de maio de 2020, a Schützenfest de Jaraguá do Sul, optou por cancelar a festa. Mas já anunciam que a edição de 2021, a festa virá com tudo! A Oktoberfest de Itapiranga, Oeste de Santa Catarina, também decidiu cancelar a festa dessa ano.


Oktoberfest e Coronavírus: Todas as decisões são difíceis


Claro que é uma pena não termos festas alemãs para nos divertirmos. Mas a situação que estamos passando é nova, e cheia, cheia de incertezas. Infelizmente nenhuma das decisões foram fáceis de serem tomadas.


Porém, foram necessárias nesse momento de pandemia que estamos afrontando. Além disso, acreditamos que as Organizações, de todas essas festas alemãs, tomaram a difícil decisão que precisava ser tomada, arcando com os ônus respectivos.


Ou seja, acreditamos que tais decisões, foram para o bem geral.


Tschüss


Se você gostou desse post? Além desse temos outros incríveis em nosso Blog.

Se você deseja saber mais sobre trajes típicos alemães e ainda comprar um para chamar de seu, me chame no direct de nosso Instagram, ou então acesse nosso site Fritz&Frida Moda Típica Alemã.


Bjinho!


Frida.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo