top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

O que é Kerb?

Atualizado: 10 de abr. de 2022


Dentro do Universo Germânico é muito comum ouvir a palavra Kerb, não é? Mesmo assim, nem todo mundo sabe o que é Kerb, seu significado e onde acontece. Por isso, nós criamos esse artigo, que explica tudo sobre esse tipo de festa, tão querida para o povo alemão e os amantes de festas típicas.


Um festa alemã é sempre motivo para sair de casa, vestir seu traje típico alemão e brindar com aquele chope geladinho e delicioso, não é mesmo? Além disso, no Kerb, você também encontra muita comida alemã gostosa, gente feliz e claro, muita dança típica alemã.

Quer saber mais sobre esse evento que conquista os corações dos adoradores de festejos alemães? Então continue conosco e saiba muito mais!


História

Segundo o que consta, o baile de Kerb, surge no Brasil, contudo é fruto da cultura teuto-brasileira. Ou seja, surge em terras Brasileiras, porém é um costume criado pelos imigrantes alemães, que se estabeleceram no Sul do País.


O intuito desse evento era, além de espaço de festejo, criar laços sociais e reafirmar a cultura germânica. Esse baile, que acontece nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tinha, já em seu início, o desejo de reunir o povo alemão que havia imigrado para o sul do Brasil em finais do século XIX.


Dessa forma, muitos desses bailes, acontecem há vários anos e podem ser vistos como cultura, em diversas cidades. Certamente, se compararmos os primeiros Kerbs com os dos dias atuais, veremos sim, muitas diferenças. Porém, ainda assim, são vistos até hoje como uma atividade representativa da identidade alemã no Brasil.


Os Kerbs de hoje

Hoje em dia, esse tipo de festa contempla várias atividades. A depender da cidade, as atividades vão, desde cultos religiosos a desfiles e bailes. É de fato um mergulho na cultura germânica, além de proporcionar muita diversão, é claro!


Mas o que significa Kerb?


"Mas Frida, o que significa a palavra Kerb?" De acordo com pesquisas realizadas, a palavra Kerb, empregada aos bailes, compreendia as festas realizadas pelos agricultores nos períodos de colheitas.


Todavia, também tem a conotação de festas de igreja, conhecidas no Brasil como quermesse. Tanto que muitos, a identificam automaticamente com as festas das igrejas nas pequenas localidades.


Algumas cidades que fazem Kerb


Existem diversas cidades que promovem esse tipo de festa. Cidades estas que possuem em seu DNA a tradição da cultura germânica expressa nesse festejo.


Em Santa Catarina, podemos mencionar o Kerb de Piratuba. Uma festa muito conhecida e frequentada que acontece no mês de janeiro. A festa ali dura 10 dias e conta com desfiles, bailes, cultos religiosos e outras atrações. Além disso, existe desde 1948.


Em Peritiba, a festa do município tem o nome de Kerbfest. Que faz uma alusão justamente a esta festa alemã, tão tradicional no Sul do Brasil. A cidade de Cunha Porã, também tem uma festa com o mesmo nome: Kerbfest.


Ivoti, que fica no estado do Rio Grande do Sul, também é contemplada com um Kerb. São seis dias de festa com bailes, bandas típicas e muita cerveja.


A cidade de Harmonia, comemora e festeja seu padroeiro, com uma festa que eles chamam de Kerb. Aqui fica evidente como muitas comunidades nomeiam suas festas religiosas com este termo.


O Kerb de São Miguel, que acontece na cidade de Dois Irmãos, é uma festa muito tradicional tanto na cidade, como em todo estado. No ano de 2020, a cidade comemora os 200 anos de festejos dessa Kerb na cidade. É muita história, não é mesmo?


Coisas que fazemos nos Bailes de Kerb


Para isso, pedimos a ajuda do Badin e do Albino, que de forma muito, mas muito engraçada, nos explicam tudo sobre o Kerb. Confira vídeo!


Quem já foi para um Kerb, sabe que é bem assim, não é? Oh! Coisa boa! hihihi


De traje típico alemão nos Kerbs da vida


Gente, é claro que para o Kerb estar completo, você precisa de um traje típico completo também!


Para isso, é só você adquirir seu traje na Fritz&Frida Moda Típica Alemã. Além dos trajes mais tradicionais, você será a Frida mais linda ou o Fritz mais lindo de todo o Kerb. Nossos trajes típicos alemães seguem regras de tradicionalidade germânica. Confira!

Trajes Típicos Alemães para curtir o Kerb

Compre o seu agora! Me chame no direct do Instagram ou então, adquira através de nossa loja virtual.


Gostou desse post? Siga nosso Blog e acompanhe todas as novidades do mundo germânico!


Bjinho!


Frida.

4.566 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page