top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Charivari: o que é e como usar

Atualizado: 10 de abr. de 2022


O charivari é um acessório muito utilizado nos trajes típicos alemães. Sejam femininos ou masculinos. Embora não seja obrigatório, esse adereço proporciona um charme sem igual ao seu traje alemão.


Assim, como todos os componentes de seu traje, o charivari também carrega história e simbologia. Seu nome, em português, remete ao som que o mesmo faz quando a pessoa caminha.


Você está curioso(a) para saber mais sobre o charivari? Então, fique conosco que vamos explicar tudo sobre ele! Vem!


História do Charivari


A palavra "Charivari" deriva do Latim "Caribaria". Significa "bagunça", "loucura".


Seu antecessor eram as correntes curtas de relógios que penduravam também chaves e pequenas bolsas. Inicialmente, essa corrente foi levada à Alemanha pelas tropas francesas.


Contudo, foi modificada ali, recebendo pingentes e características próprias. Dessa forma, podemos dizer que tem sua origem na Baviera, onde foi usada com diversos fins.


Ou seja, um exemplo que podemos mencionar, é que este acessório se usava para disfarçar a abertura das calças de couro. Isso quando as mesmas não possuíam um fechamento completo. Claro, isso para os mais pobres.


Já os ricos, não precisavam disso, mas faziam uso desse adereço para prender o relógio de bolso. Este era um forte sinalizador e símbolo de riqueza na época. Sabe-se que o rei Luís XIV popularizou essa corrente, tornando-a este símbolo até os dias atuais.


Mais tarde, camponeses usavam essas correntes como uma forma de amuleto da sorte. Também os materiais usados se modificaram ao longo dos anos. Isto é, os camponeses anexavam nas correntes objetos que remetiam a caça. Dentes, ossos, penas, etc.


Se usado por um fazendeiro, porém, este prenderá medalhas e pingentes que reflitam sua realidade. Isso faz com que o charivari tenha um significado muito pessoal e único. Portanto, sempre considerando a pessoa que o porta.


Sabe-se que o local também mudou. Antes usado somente no cinto, agora pode ser visto no fechamento frontal da lederhosen. Mas também, nos coletes.


Significado dos pingentes


Cada pingente possui um significado. Ele é um talismã que trás felicidade e protege quem o usa.


Por isso, conheça os principais:

  • Garra de ave de rapina: conexão entre terra e céu.

  • Cristal de Rocha: visão e mente clara.

  • Crânios (pode ser esculpido): símbolo de transitoriedade. Recorda o indivíduo de levar uma vida virtuosa.

  • Medalhas fundidas em prata: carregavam o símbolo da profissão e status do portador.

Todavia, uma coisa é certa: quanto mais esplêndida a corrente, mais poderoso e rico o usuário.


O número de pingentes, nunca pode ser par. Mas sim números ímpares. Pois os pares trazem má sorte. Quanto mais velha a pessoa que o porta, mais pingentes e prêmios constam em sua corrente.


Charivari Feminino


Embora incialmente era um acessório masculino, hoje também se vê nos trajes femininos.


Contudo, no traje alemão feminino, ele surge localizado na parte frontal do avental. Ou então, na frente do corpete.


A corrente feminina, no entanto, é mais delicada e menor do que a corrente masculina. Diferente do charivari masculino, o feminino não porta prêmios ou troféus de caça. Mas sim, pingentes fundidos em prata. Seu significado tem a ver com os gostos e peças que imitam elementos da natureza. Como flores, por exemplo.


Tradição


A tradição do uso dessa corrente, foi praticamente extinguida do último Século. Porém hoje, com ressurgimento do uso dos trajes tradicionais, é visto sempre na composição dos trajes alemães.


Esse acessório proporciona um toque muito especial ao traje. Tronou-se então, um elemento tradicional no universo germânico.


Uma tradição na Alemanha, é presentear o afiliado, em sua confirmação ou primeira comunhão, com uma corrente. Nela já constam os primeiros pingentes.


Esse é um símbolo tradicional. Além disso é uma peça bastante pessoal, que se constrói com a identidade particular de cada um.


Charivari da Fritz&Frida


Na Fritz&Frida Moda Típica Alemã, você encontra belos charivaris.


Portanto, não perca tempo! Compre agora o seu através de nosso Instagram.

Temos modelos femininos e masculinos!


Bjinho!


Frida.

596 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page