Buscar
  • Fritz & Frida

Você sabe como usar polaina alemã?

Atualizado: 10 de abr.


Se a resposta for "não", não se reprima! Este post foi criado para você, que deseja entender de uma vez por todas como usar polaina alemã de forma adequada! Seja nos looks femininos ou masculinos. Se sua resposta foi "sim", recomendo que continue lendo o post também! Assim você verifica se de fato está fazendo o uso correto desse acessório tão icônico na composição do traje alemão.


Devido a quantidade de perguntas relacionadas a como usar polaina, decidimos fazer esse texto explicativo. Dessa maneira você fica por dentro de como usar esse acessório que possui vários modelos diferentes.


É isso mesmo! Existem variações de modelos, e a depender do escolhido, ele deve ser usado de determinado modo. Também é importante utilizar o sapato adequado para combinar com polaina escolhida. Está curiosx? Então em comigo nesse post e descubra todas essas curiosidades e fique por dentro das informações!


Mas o que é polaina?

Antes de mais nada, vamos a explicação básica do que é este acessório, encontrado tanto no traje típico alemão masculino quanto no feminino!


De forma objetiva, podemos dizer que a polaina é aquela espécie de faixa, colocada na canela ou na panturrilha da perna. Ela normalmente é confeccionada em tricô, com desenhos em relevo que remontam a estética germânica.


Em alemão, são conhecidas pelo nome de loferl que significa: aquecedores de panturrilhas. E de fato, sua função básica é esta: aquecer as panturrilhas, visto que os trajes são geralmente curtos e o clima frio da região (região austro-bávara) é bastante intenso. Contudo, é importante sempre levar em consideração o modelo do traje escolhido, bem como suas cores, para combinar a polaina de forma adequada e harmônica.


Como usar polaina masculina

Primeiramente ressalto que não existe somente um modelo de polaina, especialmente quando falamos em polainas masculinas. Ás vezes, a polaina masculina pode ser mais curta, outras mais longa... Tudo depende do gosto da pessoa que irá vesti-la! O importante é que existem modelos de polainas para todos esses gostos.


Então, vamos descobrir como usar polaina masculina com o traje típico?


Polaina masculina curta: como usar?

Esse modelo, bastante difundido tanto na Alemanha como aqui no Brasil, é sem dúvida, um dos prediletos! Conhecida como polaina curta, ela fica posicionada na altura da panturrilha. A polaina masculina curta da Fritz&Frida, acompanha uma meia cano baixo.

Polaina alemã masculina curta na cor preto com creme.

Os desenhos podem ser variados, porém sempre pedem características germânicas, sejam nos relevos, efeito do tricô, ou nas cores empregadas.

Polaina alemã masculina curta na core marrom e bege.

Nas fotos acima, é possível ver tanto opções de modelos e cores, como também, ver o local certo para posicionar este tipo de polaina. Ou seja, na parte mais 'gordinha' da panturrilha. Além de cores básicas como marrom e preto, é possível encontrá-las em verde musgo, azul marinho, entre outras (isso a depender do modelo escolhido).


Polaina masculina longa: como usar?

Portanto, como o próprio nome diz, essa polaina possui um comprimento um pouco mais longo que a outra. No entanto, a posição da mesma, na perna, fica mais ou menos na mesma localização. Vamos ver?

Polaina alemã masculina longa na cor branco e marrom.

Como vemos, o que acontece, é que, como ela é mais comprida, ela desce um pouco mais na altura da canela. Assim como no caso da polaina curta, os desenhos e cores sempre buscam referências germânicas. Além do modelo apresentado na foto, é possível encontrar outros desenhos e cores. Veja:

Polaina alemã masculina longa na cor branco e preto.

Diferente do modelo curto, esse modelo de polaina da Fritz&Frida não acompanha a meia.


Dicas para uso das polainas masculina

  1. As polainas masculinas ficam mais bonitas com trajes que deixam a panturrilha à mostra. Normalmente os trajes típicos alemães no Brasil, seguem esse modelo, ou seja, que deixam a panturrilha à mostra, no estilo bermuda. Porém gostamos de falar isso, pois existem jardineiras alemães com calça mais longa, o que impossibilita o uso da polaina.

  2. Os calçados ideais para serem usados com polaina, são calçados estilo germânicos, como os da foto, botinas ou sapatos tradicionais com cadarço.

  3. Sempre combine sua polaina com o traje que está usando. É preciso que a polaina harmonize com o look.

  4. Escolha entre usar polaina ou usar meião. Não combine o meião comprido (tradicional meião branco até o joelho) com polaina. Ou um, ou outro! Se optar por usar a polaina, escolha o uso de uma meia de cano curto, que quase não apareça saindo do calçado.

Como usar polaina feminina

Certamente que as polainas femininas diferem das masculinas. Contudo, a funcionalidade é a mesma: aquecer a parte da perna onde encontra-se a panturrilha ou a canela.


Porém, diferente do modelo masculino, a polaina feminina fica um pouco mais para baixo, ou seja, na altura da canela. Além disso, ela não fica ajustada a perna e sim, mais soltinha. Dando aspecto de fofinha.


Polaina feminina: como usar?

Embora os modelos das polainas femininas sejam bastante variadas no que compreende cores e estética, a posição e forma, segue um mesmo sentido. Ou seja, ficam posicionadas na canela e ficam mais soltas. Conforme é possível ver na imagem:

Polaina feminina dobrada com pompom na cor creme e caramelo.

Quanto aos modelos disponíveis na Fritz&Frida Moda Típica Alemã, você encontra uma variedade imensa, para todos os gostos. Além disso, é possível encontrar em várias cores também!

Polaina feminina coração na cor creme e marrom.


Polaina feminina maquinetada com pompom na cor creme.

Temos inúmeros modelos disponíveis! Um mais lindo que o outro! Você pode encontrar todos eles em nossa loja virtual!


Dicas para uso das polainas femininas

  1. Sugerimos sempre que as polainas sejam usadas com botinas, pois combinam mais com este tipo de calçado. Se você deseja saber mais sobre como combinar a polaina de acordo com o calçado e com o traje ideal, temos um post que irá te ajudar: Meias e Polainas Alemãs para Compor o Traje de Frida.

  2. Combine a polaina harmoniosamente com o traje. Busque cores que façam uma composição harmoniosa com sua roupa típica alemã.

E agora? Ficou mais claro como usar polaina alemã?

Espero que este post tenha deixado mais claro como usar sua polaina típica alemã. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em me chamar, ok? Me contate via direct no nosso Instagram que eu tiro suas dúvidas!


Gosto de lembrar que o uso de meia ou de polaina, especialmente para o traje masculino é obrigatório segundo as Regras da Oktoberfest Blumenau. Então, se você deseja receber o benefício do desconto na entrada da festa e se deseja estar de acordo com as tradicionais normas, lembre-se: vá de polaina ou de meião típico. ok?


E se quiser adquirir suas polainas alemãs, basta me contatar no direct do Instagram ou então, adquirir diretamente em nossa loja virtual!


Bjinho!


Frida.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo