Buscar
  • Fritz & Frida

Corações de Lebkuchen: o doce do amor

O Coração de Lebkuchen também conhecido como Pfefferkuchen, é consumido principalmente em países da Europa como: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Polônia e Suíça. Porém, na Alemanha ele é muito apreciado nas feiras de produtos artesanais que acontecem durante o ano. Mas em especial, durante o período das festividades da Oktoberfest de Munique.


Ele é um doce feito de uma massa mais dura, semelhante a massa de pão de mel, mas é feito com especiarias. Por esse motivo, na maioria das vezes ele acaba nem sendo consumido como um produto alimentício. Mas sim, é comprado como lembrança (souvenir) para presentear a quem se ama.


Esse biscoito tem a borda enfeitada, com uma espécie de glacê. Com o mesmo glacê escreve-se mensagens de amor no centro do coração. Portanto, frases como ‘’Ich liebe dich" (Eu te amo) ou “Mein Schatz" (Meu tesouro) são bastante utilizadas para enfeitar os corações.


Simbologia do Coração de Lebkuchen


Há quem diga que quando alguém recebe um Coração de Lebkuchen de presente, não pode negar um beijo a quem lhe presenteou!


Contudo, ele não somente é dado de presente nos casos de amor passional, mas sim, para todo os tipos de amor. Por isso, é comum também, ver esses biscoitos com frases como: "para minha filha", "para meu melhor amigo", "para o melhor filho do mundo", "para a melhor mãe", entre tantas outras variações.



Coração de Lebkuchen da Fritz&Frida.

Sobre a origem da palavra Lebkuchen, nem os pesquisadores podem afirmar. Contudo, estudiosos acreditam que seu significado seja: o bolo da vida. Visto que em alemão a palavra Leb venha de Leben e significa vida. e Kuchen significa bolo. Na Alemanha, esse biscoito é documentado pela primeira vez no ano de 1370. Porém antes disso, também já havia sido documentado em outros países.


Conhecemos o Coração de Lebkuchen há muitos anos, em uma de nossas viagens para a Áustria e Alemanha. Ali, tivemos a oportunidade de conhecer a fundo o processo de produção dele. E também, sabemos por estudo e experiência vivida que o Coração de Lebkuchen está intimamente ligado a cultura alemã. Especialmente as festas germânicas, como a Oktoberfest de Munique, por exemplo.


Os corações da Fritz&Frida


Foi pensando nisso, que propus a equipe da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, já no ano de 2013, que reproduzíssemos esse doce aqui em Blumenau. E assim, o distribuíssemos durante o período da Oktoberfest. Para que, desse modo, ele se torne um novo ícone da cultura germânica em Blumenau e região, bem como, uma lembrança, símbolo da nossa cidade para todos que a visitam!


Acreditamos que em um futuro não tão distante, todos que vierem visitar Blumenau, especialmente a Oktoberfest de Blumenau, possam levar consigo um Coração de Lebkuchen, e assim, presentear seus amores! Lindo não é mesmo?



Coração de Lebkuchen "Ich Liebe Dich".

Nosso Coração de Lebkuchen não é comestível e serve apenas como peça decorativa, visto que nosso foco não é produzir alimentos, mas sim cultura e costumes alemães em trajes típicos. Apesar do aroma que conseguimos dar a ele, é uma lembrança simbólica para presentear a quem se ama!


Atualmente, nosso lebkuchen em formato de coração, pode acompanhar os trajes comprados conosco. Porém gostamos de ressaltar que eles nem sempre estão disponíveis, mas sim, em alguns períodos do ano somente. Por isso, pode ser que, quando você adquira seu traje, não estejam disponíveis. Ok?


Deseja comprar um traje típico? Me chame no direct do Instagram que eu te ajudo, ok?

Gostou do nosso post? Então acompanhe nosso blog. Aqui você fica por dentro de todas as novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo