Buscar
  • Fritz & Frida

Conheça a História de Blumenau

Atualizado: 10 de abr.


Todo mundo conhece Blumenau, pela cultura peculiar presente nela: uma cidade com vários traços germânicos. Seja na arquitetura, nos costumes, na comida, na língua alemã que ainda é falada por muitos. Mas é claro, que entender essa cultura, exige que conheçamos a história de Blumenau, para compreender onde tudo começa.


No mês de setembro, comemoramos o aniversário da cidade e, por isso, dedicamos esse post como uma homenagem a esta cidade que tanto adoramos. Além disso, esta é a cidade que nos acolhe e abriga. Nossa querida Blumenau.


A História de Blumenau

Antes da colonização alemã, a cidade era povoada pelas tribos indígenas Botocudos, Kaigangs e Xoklengs. E segundo o site do IBGE, nesse período, além das tribos indígenas, também existiam outras famílias que habitavam as margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu e também no Belchior.


A colonização alemã

No ano de 1850, o filósofo alemão, que era conhecido como Doutor Blumenau, recebe a permissão para colonizar duas léguas de terras, para imigrantes europeus. Tal permissão foi dada pelo Governo Provincial, que na época era quem governava o Brasil.


Dessa forma, a intensão era que os imigrantes fundassem uma colônia agrícola, ou seja, voltadas a trabalhos do campo.


Assim, no dia 2 de setembro de 1850, os primeiros 17 colonos chegam a cidade acompanhados pelo Dr. Blumenau. Com o passar do tempo, diversos outros imigrantes chagavam a cidade, fazendo-a crescer e se desenvolver gradativamente.


As terras, eram de propriedade do fundador. Contudo, com passar do tempo, no ano de 1860, o Governo Imperial encampou o empreendimento e manteve o fundador no poder até que a colônia se transformasse em município. Em 1880, a cidade atingiu a categoria de município.


Sobre o Dr. Blumenau

O nome do fundador da cidade, Dr, Blumenau, era Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. O que poucos sabem, é que o Dr. Blumenau era de fato doutor em filosofia. Além disso, possuía conhecimentos em farmácia e química, áreas onde trabalhou por diversos anos.


Passa a conhecer melhor o Brasil e suas possibilidade, em um encontro que teve com o Cônsul Geral do Brasil na Prússia, João Sturtz, no ano de 1844, em Londres. Sua amizade com o Cônsul, fez com que o mesmo recebesse propostas de emprego no Brasil. Após diversas conversas e estada no país, ele faz pequenas incursões no interior da província e assim, avaliou possibilidades para receber imigrantes.


Dessa forma, em 1850 ele recebe a permissão para fundar a colônia, onde seria o fundador e primeiro administrador do município.


Devido seu carácter empreendedor, Dr. Blumenau fez da cidade um dos mais bem sucedidos empreendimentos coloniais da América do Sul, tornando-se um case. A cidade, por ele instituída, é considerada um forte centro industrial do país ainda nos dias de hoje.


Em 1884, ele volta para a Alemanha, onde vive com sua esposa e os 3 filhos. Morre em Braunschweig, na Alemanha no ano de 1899.


Os restos mortais foram trasladados da Alemanha para o Brasil e estão depositados no Mausoléu.


A História de Blumenau nos dias de hoje

Embora a cidade tenha tomado outras proporções, tanto em relação ao tamanho populacional como a mescla de culturas, pode-se dizer que diversos hábitos e costumes, ainda remetem aos primeiros imigrantes da colônia. Fruto disso é forte centro industrial da região, os traços físicos da população, os costumes e a culinária, reflexos arquitetônicos, etc.

A Oktoberfest

O hábito da Oktoberfest não veio com os imigrantes. Contudo, foi um referencial cultural adotado pela população, que se identifica com o festejo.


A festa começou no ano de 1984, com a intenção de alegrar a população e também de estimular a economia após uma grande enchente que assolou a cidade.


Além disso, essa festa certamente foi acolhida e se desenvolveu tão bem na região, pois existiam traços e laços culturais que davam suporte a mesma.


Se você deseja conhecer mais sobre a Oktoberfest de Blumenau, temos um texto que fala somente sobre ela. Clique aqui.


Trajes Típicos Oktoberfest Blumenau

Falar em Oktoberfest e não falar de traje típico, fica impossível!


Os trajes feitos pela Fritz&Frida Moda Típica Alemã, são made in Blumenau, ou no melhor alemão: "Produkt aus Blumenau". São os mais bonitos e completos para você curtir a Oktoberfest.


Além disso, seguem as normas e critérios de tradicionalidade, estabelecidos pela Oktoberfest.


Compre agora pelo direct do Instagram ou então, pela loja virtual.


Se gostou desse post, acompanhe nosso blog!


Bjinho!


Frida.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo