top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Conheça a História de Blumenau

Atualizado: 10 de abr. de 2022


Todo mundo conhece Blumenau, pela cultura peculiar presente nela: uma cidade com vários traços germânicos. Seja na arquitetura, nos costumes, na comida, na língua alemã que ainda é falada por muitos. Mas é claro, que entender essa cultura, exige que conheçamos a história de Blumenau, para compreender onde tudo começa.


No mês de setembro, comemoramos o aniversário da cidade e, por isso, dedicamos esse post como uma homenagem a esta cidade que tanto adoramos. Além disso, esta é a cidade que nos acolhe e abriga. Nossa querida Blumenau.


A História de Blumenau

Antes da colonização alemã, a cidade era povoada pelas tribos indígenas Botocudos, Kaigangs e Xoklengs. E segundo o site do IBGE, nesse período, além das tribos indígenas, também existiam outras famílias que habitavam as margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açu e também no Belchior.


A colonização alemã

No ano de 1850, o filósofo alemão, que era conhecido como Doutor Blumenau, recebe a permissão para colonizar duas léguas de terras, para imigrantes europeus. Tal permissão foi dada pelo Governo Provincial, que na época era quem governava o Brasil.


Dessa forma, a intensão era que os imigrantes fundassem uma colônia agrícola, ou seja, voltadas a trabalhos do campo.


Assim, no dia 2 de setembro de 1850, os primeiros 17 colonos chegam a cidade acompanhados pelo Dr. Blumenau. Com o passar do tempo, diversos outros imigrantes chagavam a cidade, fazendo-a crescer e se desenvolver gradativamente.


As terras, eram de propriedade do fundador. Contudo, com passar do tempo, no ano de 1860, o Governo Imperial encampou o empreendimento e manteve o fundador no poder até que a colônia se transformasse em município. Em 1880, a cidade atingiu a categoria de município.


Sobre o Dr. Blumenau

O nome do fundador da cidade, Dr, Blumenau, era Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. O que poucos sabem, é que o Dr. Blumenau era de fato doutor em filosofia. Além disso, possuía conhecimentos em farmácia e química, áreas onde trabalhou por diversos anos.


Passa a conhecer melhor o Brasil e suas possibilidade, em um encontro que teve com o Cônsul Geral do Brasil na Prússia, João Sturtz, no ano de 1844, em Londres. Sua amizade com o Cônsul, fez com que o mesmo recebesse propostas de emprego no Brasil. Após diversas conversas e estada no país, ele faz pequenas incursões no interior da província e assim, avaliou possibilidades para receber imigrantes.


Dessa forma, em 1850 ele recebe a permissão para fundar a colônia, onde seria o fundador e primeiro administrador do município.


Devido seu carácter empreendedor, Dr. Blumenau fez da cidade um dos mais bem sucedidos empreendimentos coloniais da América do Sul, tornando-se um case. A cidade, por ele instituída, é considerada um forte centro industrial do país ainda nos dias de hoje.


Em 1884, ele volta para a Alemanha, onde vive com sua esposa e os 3 filhos. Morre em Braunschweig, na Alemanha no ano de 1899.


Os restos mortais foram trasladados da Alemanha para o Brasil e estão depositados no Mausoléu.


A História de Blumenau nos dias de hoje

Embora a cidade tenha tomado outras proporções, tanto em relação ao tamanho populacional como a mescla de culturas, pode-se dizer que diversos hábitos e costumes, ainda remetem aos primeiros imigrantes da colônia. Fruto disso é forte centro industrial da região, os traços físicos da população, os costumes e a culinária, reflexos arquitetônicos, etc.

A Oktoberfest

O hábito da Oktoberfest não veio com os imigrantes. Contudo, foi um referencial cultural adotado pela população, que se identifica com o festejo.


A festa começou no ano de 1984, com a intenção de alegrar a população e também de estimular a economia após uma grande enchente que assolou a cidade.


Além disso, essa festa certamente foi acolhida e se desenvolveu tão bem na região, pois existiam traços e laços culturais que davam suporte a mesma.


Se você deseja conhecer mais sobre a Oktoberfest de Blumenau, temos um texto que fala somente sobre ela. Clique aqui.


Trajes Típicos Oktoberfest Blumenau

Falar em Oktoberfest e não falar de traje típico, fica impossível!


Os trajes feitos pela Fritz&Frida Moda Típica Alemã, são made in Blumenau, ou no melhor alemão: "Produkt aus Blumenau". São os mais bonitos e completos para você curtir a Oktoberfest.


Além disso, seguem as normas e critérios de tradicionalidade, estabelecidos pela Oktoberfest.


Compre agora pelo direct do Instagram ou então, pela loja virtual.


Se gostou desse post, acompanhe nosso blog!


Bjinho!


Frida.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page