top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

O que é lederhosen?

Atualizado: 10 de abr. de 2022


O termo lederhosen é muito presente dentro do universo germânico. Contudo, nem sempre está claro o que este termo significa. Por isso, embora já tenhamos escrito sobre o traje típico alemão masculino, sentimos a necessidade de criar um post que fale especificamente sobre o que é lederhosen. E também suas particularidades, claro!


O termo lederhosen, que deriva da língua alemã, significa 'calça de couro'. Leder seria couro e, hosen, calça. Dessa maneira, você tem todas as dicas sobre o que significa essa palavra, não é mesmo?


Sim! É isso mesmo! Ela é a famosa calça típica alemã, tão presente na indumentária germânica masculina. Mas engana-se quem acredita que ela só é encontrada no guarda-roupa alemão do Fritz. Atualmente, também as Fridas podem usar essa peça, que acabou se tornando uma opção diferenciada e também é aceita como peça tradicional na composição dos trajes femininos.


Lederhosen e sua história


Portanto, como o próprio nome sugere, esta calça é originalmente costurada em couro. Isso porque eram os trajes usados pelos caçadores do sul da Alemanha, Tirol, na Áustria e também norte da Itália e parte da Suíça.


O material tradicionalmente utilizado é o couro de cabra, bezerro, veado ou camurça. E era feito com a pele da caça trazida pelo caçador. Por isso, as cores derivavam da própria cor do animal e assim, normalmente ficavam em torno dos marrons, preto, caramelo, etc.


A calça de couro pode ser vista em alguns modelos e comprimentos. Ela pode vir com ou sem suspensórios. As com suspensórios são popularmente chamadas de "jardineiras". Elas podem ser curtas, ou seja, acima do joelho. Também podem ser medianas, na altura dos joelhos ou no meio da canela. E por fim, podem ser longas, atingindo a altura do tornozelo.


Lederhosen no Brasil


Nas terras brasileiras, esse traje assume algumas particularidades, devido o clima e também por fatores econômicos. Isto é, embora tenhamos a cultura alemã bastante presente em algumas Regiões do País, alguns fatores são levados em conta na hora de confeccionar um traje alemão.


Os principais fatores são:

  • Clima: devido nosso clima tropical e normalmente quente, tecidos mais fresco são usados para substituir o couro.

  • Custo: nesse caso, também o custo é levado em conta, visto o preço do couro ser mais elevado e, normalmente, pouco aceito no mercado brasileiro de trajes típicos.

Os trajes típicos alemães ou lederhosen, são usados no Brasil durante algumas festas tradicionais da cultura alemã, como a Oktoberfest Blumenau, Festa Pomerana, Oktoberfest de São Paulo, Fenarreco etc.


Embora as calças germânicas confeccionadas no Brasil, mesmo não sendo em couro animal, são frequentemente chamadas de lederhosen. Nós gostamos sempre de alertar o cliente para o cuidado em perceber que a calça não é de couro animal, mas sim em couro ecológico. Assim, costumamos chamar as calças de Fritz de 'jardineiras alemãs', visto que estas acompanham o suspensório. E o lederhosen feminino de traje boy.


Jardineira e bermuda de Fritz


Certamente já postamos aqui sobre nossos trajes típicos alemães masculinos. Contudo, nesse texto colocamos o mesmo como uma opção de lederhosen feita em camurça ecológica.


O traje possui suspensórios e pode ser encontrado tanto no comprimento curto como mediano.

Lederhosen masculino Fotografia Flusshaus

As cores são inúmeras. Desde os tradicionais preto, marrom, caramelo, até o verde, marinho, bordô, cinza, entre outros.


O corte da peça e os bordados, seguem os desenhos tradicionais dos trajes típicos alemães. Além disso, nosso trajes possuem bolsos estratégicos, como um em meio ao suspensório, por exemplo, para que você possa guardar cartões, dinheiro, documentos.


Jardineira e bermuda de Frida


Se engana quem acha que somente temos a lederhosen masculina! Para as Fridas de plantão, temos uma opção muito linda de jardineira que também chamamos de traje boy.


A mesma também é confeccionada em tecido de camurça eco, onde o corte da peça, bem como os bordados e acabamentos, seguem a estética tradicional germânica.


Além disso, o corte dessa peça é pensado para valorizar o corpo e, por isso, veste muito bem!


Essa peça é encontrada nas cores preto, marrom e caramelo.

Lederhosen Feminino

Esse traje alemão feminino é uma ótima opção para variar o tradicional vestido de Frida, que a gente também adora!


Como adquirir deu lederhosen em camurça eco?


Com certeza, você já sabe que os trajes alemães mais bonitos do Brasil, se encontram na Fritz&Frida Moda Moda Típica Alemã. E para adquirir sua lederhosen é muito fácil!


Você pode me chamar no direct do Instagram ou então, comprar diretamente na nossa loja on-line.


Gostou desse post? Então siga nosso Blog que trazemos todas as semanas novidades quentíssimas do mundo germânico para você!


Bjinho!


Frida.

885 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page