Buscar
  • Fritz & Frida

Descubra aqui curiosidades únicas sobre a Moda Alemã

Atualizado: 10 de abr.


Certamente as simbologias presentes na moda alemã variam até mesmo dentro da Alemanha: no Norte da Alemanha alguns significado podem ser diferentes do Sul da Alemanha, como podemos perceber, por exemplo, na forma como se dá o laço no avental feminino. Aqui contudo, vamos nos ater aos costumes e simbologias dos Trajes do Sul da Alemã e região do Tirol, que são usados em festas alemãs, como a Oktoberfest.


Por isso, este texto reúne as várias curiosidades encontradas no universo da moda alemã, para que você consiga fazer um panorama geral nesse quesito! Então nos acompanhe e fique por dentro de cada um desses detalhes.


Amarração do avental feminino na moda alemã


A forma como o avental encontra-se amarrado diz muito sobre a mulher que o veste, você sabia?


1) Laço para o lado ESQUERDO: indica que a mulher está solteira.

2) Laço para o lado DIREITO: indica que mulher está casada ou comprometida.

3) Laço para TRÁS: indica que a mulher está viúva, mas também pode indicar que ela é garçonete se estiver atendendo em algum estabelecimento.

Amarração do avental na Moda Alemã.

Portanto, se quiser saber mais sobre a amarração do avental, temos um post especialmente criado para que você fique por dentro! Clique aqui e saiba mais!


Bordados presentes na moda alemã


Sejam em trajes masculinos ou femininos, os desenhos dos bordados presentes nos trajes carregam consigo simbologias e significados. Nos trajes femininos, por exemplo, se a flor estiver colhida, significa que a mulher é casada. Mas se as flores aparentam plantadas, significa que a mulher é solteira.


Assim, os desenhos dos bordados com flores, utilizam flores dessa região como a Edelweisse e também elementos que remetem a esta cultura e seu cotidiano: servos, arabescos germânicos, etc.


As jardineiras masculinas: Lederhose


Lederhose significa calça de couro. Estas calças eram utilizadas pelos homens nos momentos de caça, prática comum e apreciada por esta cultura. Essa calça era ou pelos homens do campo, devido a durabilidade e também porque tendiam a não sujar com tanta facilidade. Cada detalhe era pensado para a praticidade da peça! Um exemplo é o bolso pequeno que fica na lateral da bermuda, ele servia para que fosse possível guardar o canivete.


Atualmente, devido a vários fatores, a maioria das calças são desenvolvidas com a camurça ecológica, como é caso das jardineiras da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, porém sempre buscando as referencias estéticas e usuais das tradicionais Lederhose. Conheça mais sobre as jardineiras da Fritz&Frida!


O tamanho da pena do chapéu


A pena utilizada nos chapéus típicos alemães, são carregadas de valor social e cultura, visto que o tamanho da pena está diretamente relacionado com a classe e status social do indivíduo. Isto é, quanto maior a pena, maior a classe social de quem a usa! Também era uma forma de poder exibir a pena da caça: quanto maior e pena, maior e mais bonito o animal que havia sido caçado.


Polainas


As polainas podem ser utilizadas tanto por homens como por mulheres, embora os modelos sejam variados.

  1. Masculina: Existem alguns tipos de polainas, algumas mais curtas, outras mais compridas... porém a maioria delas deve ficar posicionada na canela!

  2. Feminina: Também assumem várias formas, cores e modelos, mas as femininas normalmente ficam posicionadas no tornozelo e sobem até o início da canela.

Polainas típicas à moda alemã.

Contudo, também a forma de usar a polaina adequadamente, é sempre uma dúvida frequente de nossos clientes. Qual a posição ideal de colocá-la? Que sapato combina melhor? Essas e outras são as perguntas mais frequentes. Assim, fizemos um post que explica tim-tim por tim-tim de como usar esse acessório icônico na cultura alemã.


Curiosidades de seu Traje Fritz&Frida Moda Típica Alemão


Trajes femininos
  1. As ciganinhas curtas possuem um ganchinho na parte inferior frontal para que a mesma possa ser presa no interior da saia ou corpete e assim não ficar “escapando” enquanto se curte a festa.

  2. A maioria dos trajes vem com um gancho na região externa da cintura que possibilita prender bolsas, charivaris, decorações, etc.

  3. Alguns modelos vem com bolsos invisíveis na lateral.

  4. É importante sempre: abrir o laço das fitas e abrir o zíper ao colocar e tirar o traje (isso nos modelos que possuem zíper e fitas decorativas).

Trajes masculinos
  1. A parte central do suspensório possui um bolso interno, super discreto, que permite guardar documentos, dinheiro, cartão, etc.

  2. Os detalhes em ilhoses com cordas nas jardineiras, permitem apertar ou abrir mais a peça, de acordo com a necessidade de cada um.

  3. As mangas das camisas alemãs de manga curta, ficam com um visual mais moderno a arrojado ao serem dobradas. Se preferir algo mais tradicional, basta deixá-las sem dobrar.

  4. Os chapéus estilo Peter Pan, são uma opção de recordação para levar para casa: pode ser dobrado e guardado na mala para não amassar, não pesa e ocupa pouco espaço.

Gostou desse post? Então siga nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo germânico!


Se você deseja adquirir um traje típico para chamar de seu, me chame no direct de nosso Instagram. Lá eu te ajudo a escolher um traje lindo e adequado as suas necessidades!


Bjinho!


Frida.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo