top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Oktoberfest Igrejinha: a Maior Festa Comunitária do Brasil

Atualizado: 10 de abr. de 2022



Em nosso Blog, já postamos várias festas alemãs. Certamente, sempre buscando passar para você, as características, atrações e peculiaridades de cada uma delas! Já falamos sobre a Oktoberfest Blumenau, Fenarreco, Festa Pomerana, Schützenfest, Oktoberfest São Paulo, entre muitas outras. No entanto, hoje vamos falar da Oktoberfest Igrejinha. Essa festa linda que acontece anualmente na cidade e que é tida como a principal atração turística dali.


Então, se você deseja saber tudo, desde a história até as atrações da Oktoberfest Igrejinha, fique conosco por aqui e desvende as belezas dessa festa alemã.


História Oktoberfest Igrejinha


Com um público que cresce a cada ano, a Oktoberfest Igrejinha foi uma boa supresa desde sua primeira edição, no ano de 1988. Desde lá, a quantidade de participantes superou as expectativas, o que fez com que a festa se tornasse referência no estado já no início.


Ela foi criada no mandato do então Prefeito, Lauri Auri Krause, com a intenção de recriar e homenagear a cultura alemã, trazida pelo imigrantes, que ali se estabeleceram. Atualmente a festa é tombada como Patrimônio Cultural do Estado.


A Oktoberfest Igrejinha, assim como outras Oktoberfests espalhadas pelo Mundo, é inspirada na Oktoberfest de Munique na Alemanha.


Festa Comunitária de Igrejinha


Contudo, o mais bonito disso tudo, é que a festa é reconhecida nacionalmente como a maior festa comunitária do País! Você sabia disso? É isso mesmo! Desde o início a comunidade se junta e participada da elaboração e desenvolvimento da festa, prestando serviço voluntário, a fim de arrecadar dinheiro que é, anualmente, revertido pera entidades filantrópicas de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Imagem do Facebook Oficial da Oktoberfest Igrejinha

Segundo o site da própria festa, em torno de 3000 voluntários, ou seja, 10% da população, atuam ativamente para que a festa aconteça. Por isso, criaram o AMIFEST que é a Associação de Amigos da Oktoberfest.


Espaço Físico


O pequeno espaço da primeira edição foi se expandindo até chegar ao que tem-se hoje: onze hectares e 15 mil metros quadrados de área construída.



Imagem do Site Oficial da Oktoberfest Igrejinha

Dentro desse espaço o visitante encontra:

  • Pavilhões para bailes;

  • Pavilhões para comidas e bebidas típicas;

  • Bier Platz;

  • Vila Germânica;

  • Área de descanso;

  • Vários quiosques;

  • Estacionamento;

  • “Erste Hilfe” – casa de saúde.

Além disso, no momento em que ocorre a festa, também são instaladas tendas e o Parque de diversões.


O espaço onde ocorre a Oktoberfest Igrejinha é também conhecido como "Parque de Eventos Almiro Grings". E encontra-se localizado no centro da cidade.


Atrações da Oktoberfest Igrejinha

Imagem do Site Oficial da Oktoberfest Igrejinha.

A Oktoberfest Igrejinha conta com inúmeras atrações, que listamos a baixo:


Bailes

Os Bailes acontecem no decorrer da festa, começando de manhã e indo até a noite. Contam com grupos musicais e orquestras.


Bandas Típicas Alemãs

As famosas bandinhas alemãs, com seus instrumentos característicos, embalam os visitantes!


Gastronomia

Comidas típicas alemãs para todas os gostos! Desde os pratos mais tradicionais até lanches mais rápidos.


Além disso a festa é regada a boa cerveja. O líquido germânico sagrado, não pode faltar, não é mesmo?


Danças Folclóricas

Danças típicas alemãs são apresentadas por grupos folclóricos.


Jogos Germânicos

Modalidades de disputas que unem força e tradição. Dentre eles você encontra: a prova do machado, a serra de duas pontas, o carrinho de mão, a batalha viking e o cabo de guerra.


Chope em Metro

Certamente, o famoso concurso de chope em metro também está presente na Oktoberfest Igrejinha. O participante deve ingerir 600 ml de chope que está dentro de um recipiente conhecido como tulipa, no menor tempo possível. Além disso não pode derramar, babar ou parar para respirar.


Kindertag

Dia dedicado especialmente para as crianças, com atividades destinadas a elas.


Seniorentag

Dia dedicado à terceira idade, com atividades e atrações feitas especialmente para eles.


Bierwagen

Frequentemente, o carro da cerveja, que é acompanhado por bandas típicas, percorre as ruas da cidade, distribuindo chope grátis durante os dias da festa.


Carreata do Chope

A fim de marcar o momento de chagada do chope, uma carreata é feita nas principais ruas da cidade e também em outras cidades da região.


Desfile

Carros alegóricos e participantes contam a trajetória da festa através dos desfiles.


Parada Festiva

Assim como os blocos de carnaval, na Parada Festiva, grupos com camisetas personalizadas festejam o evento.


Atividades Esportivas de Aventura

Algumas atividades esportivas de aventura estão disponíveis durante a festa.


Corte da Oktoberfest Igrejinha


Assim como na maioria das festas típicas, a Oktoberfest de Igrejinha elege anualmente sua realeza. As categorias são:

  • Rainha e princesas oficiais;

  • Seniorin - terceira idade;

  • Bubchen e Mädchen - crianças.

Traje Típico Alemão na Oktoberfest Igrejinha


Semelhante a Oktoberfest Blumenau, a Oktoberfest Igrejinha criou no ano de 2019, regras para o uso adequado dos trajes típicos. Contudo, na Oktoberfest Igrejinha, os visitantes devidamente trajados, ganham tickets de bebidas para consumo durante a festa.


As opção para bonificação são as seguintes:

  • quatro tickets de água/refrigerante ou

  • dois tickets de chope e um de água/refrigerante (para maiores de 18 anos).

Porém é importante ressaltar que esta bonificação serve para entradas inteiras e com trajes adequados as normas e regras estabelecidas.


*Estes dados foram extraídos do Site Oficial da Oktoberfest Igrejinha e foram estabelecidos no ano de 2019. Tais regras podem mudar de acordo com as decisões da organização da festa e não são de nossa responsabilidade!


De Traje Fritz&Frida na Oktoberfest Igrejinha


Os benefícios de vestir um traje típico alemão na Oktoberfest Igrejinha valem muito à pena, não acha? Além das bonificações, sem dúvida, vestir um traje para festejar o eventos germânicos, é muito mais divertido!!!


No entanto, vestir um traje da Fritz&Frida Moda Típica Alemã é a garantia de originalidade, tradição e beleza! E o melhor? Enviamos para todo o Brasil, e é claro, inclusive para Igrejinha e Região!

Traje Feminino Fritz&Frida Moda Típica Alemã

Os trajes típicos da Fritz&Frida seguem e respeitam as normas estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau, que são bastante rígidas e específicas como você pode ver aqui!


Além disso, nossos trajes são criados a partir de viagens de pesquisas feitas na Alemanha e Áustria e são confeccionadas de forma artesanal, cumprindo com cuidado e carinho os requisitos que seu traje alemão merece.

Traje Masculino Fritz&Frida Moda Típica Alemã

Para adquirir seu traje típico alemão da Fritz&Frida, basta me chamar no direct de nosso Instagram ou então efetuar sua compra diretamente através da nossa Loja Virtual.


Gostou do nosso post? Então fique conectada(o) em nosso Blog! Trazemos semanalmente notícias sobre o universo germânico.


Bjinho!


Frida.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page