top of page
Buscar
  • Foto do escritorFritz & Frida

Oktoberfest Santa Cruz do Sul: descubra essa linda Festa Alemã

Atualizado: 10 de abr. de 2022


Claro, que quanto mais Festas Alemãs, melhor! Quanto mais Oktoberfest, melhor! Não acha? Por isso, a gente adora escrever sobre essas festas que ganham nossos corações! Dessa maneira, a escolhida de hoje é a Oktoberfest Santa Cruz do Sul, que acontece há mais de 35 anos na cidade.


Assim como todas as Oktoberfests do País, ela também foi inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. E por isso, carrega toda a identidade germânica em seu DNA. Certamente, fruto da colonização alemã que também é presente na região.

Imagem site Oficial Oktoberfest Santa Cruz do Sul.

Contudo, essa festa tem diversas peculiaridades, pois antes dela, existia outra festa na cidade que foi substituída pela Oktoberfest. Portanto, fique conosco por aqui, e descubra tudo sobre esse evento que tão importante no cenário da cultura alemã.


História da Oktoberfest Santa Cruz do Sul


Em 1966, a cidade de Santa Cruz, realizou uma festa que se chamava FENAF, isto é, Festa Nacional do Fumo, que homenageava o tabaco, produto cultivado ali. A festa não acontecia todos os anos. Após a primeira edição, houve outra festa somente no ano de 1972, incorporada a Bierhaus. E assim, realizou-se a terceira edição no ano de 1978, onde encerra-se esse evento.


Porém, já na segunda edição da FENAF, o Prefeito da cidade, Elemar Grüendling, manifestava o desejo e o interesse em fazer em Santa Cruz do Sul, uma edição da Oktoberfest, mesmo não contendo uma estrutura adequada para tal.


Todavia, em 1984, realizam então, a primeira edição da Oktoberfest Santa Cruz do Sul. Desde o início, o evento se propôs a celebrar a cultura alemã em sua essência! E desde de 1984, houveram somente dois anos, onde não foi possível realizar edições da festa:

  1. No ano de 1993, devido a dificuldade financeira.

  2. No ano de 2020 devido a Pandemia que assolou o Mundo.

Desde seu início, a festa incorpora novas atrações anualmente. Desde o a mos de 1998, o evento passou a receber delegações de outros países como: Alemanha, Argentina e Uruguai.

Imagem do site Oficial da Oktoberfest Santa Cruz do Sul.

Atualmente a festa possui 12 dias de festa, onde várias atrações germânicas estão presentes e marcando o evento, que é feito em parceria com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul.


Local da Festa

Segundo o site oficial, a festa conta com uma estrutura de 14 hectares, que fica localizada no centro da cidade de Santa Cruz. Essa estrutura é conhecida como o Parque da Oktoberfest.


Endereço Parque da Oktoberfest:

Rua Galvão Costa, 755 – Centro Santa Cruz do Sul – RS


Atrações da Oktoberfest Santa Cruz do Sul

Essa festa é recheada de atrações que remetem a cultura alemã! Na programação, desde bandinhas típicas a jogos germânicos. Além de, claro, muita comida e danças típicas! Veja um pouco do que te espera na Oktoberfest Santa Cruz do Sul:

  • Desfiles: os desfiles temáticos acontecem aos domingos e não há cobrança de ingresso. Acontecem no conhecido Túnel Verde, na Rua Marechal Floriano, no centro da cidade.

  • Danças: grupos folclóricos se apresentam nos pavilhões da festa.

  • Comida Típica: deliciosos pratos típicos, doces e salgados, são servidos durante a festa.

  • Bandinhas: para regar essa linda festa com muita música alemã, as bandinhas chegam para dar todo o clima germânico.

  • Aula de gastronomia alemã: já pensou sair da festa com várias receitas alemãs maravilhosas? Aulas gratuitas são oferecidas aos participantes.

  • Jogos germânicos: o melhor dos jogos alemães e o Torneio Internacional de Eisstocksport acontecem no Parque da Oktoberfest.

  • Celebração ecumênica: realizada entre a Igreja Católica, Luterana e Evangélica, serve como uma atividade para fortalecer a integração.

  • Feirasul/Feira da Agroindústria Familiar da Oktoberfest: espaço para exposição de produtos feitas na região.

  • Shows Nacionais: atrações musicais nacionais.

Além disso, claro que não poderíamos deixar de falar sobre os Trajes Típicos na Oktoberfest Santa Cruz do Sul. Quem estiver com traje completo, tem direito a meia entrada na festa! Legal não é mesmo? Mas para isso, fique ligado às regras do traje completo!


Ir para a Oktoberfest de Traje Típico Alemão


A gente ama vestir um traje típico alemão! Mas ele tem que ser lindo, completo, seguir a tradicionalidade e respeitar as normas estabelecidas pela festa!


Os trajes da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, seguem tudo isso que foi exposto acima!

A Oktoberfest Santa Cruz do Sul, pede para que os trajes tenham essa composição:

Imagem do site Oficial Oktoberfest Santa Cruz do Sul

Portanto, se quiser adquirir seu traje para ir a Oktoberfest Santa Cruz do Sul, peça comigo através do direct de nosso Instagram! Ou então pelo nosso site.



Traje Típico Alemão de Fritz da Fritz&Frida Moda Típica Alemã.

Os trajes da Fritz&Frida são os mais bonitos e tradicionais do mercado, além disso, seguem processo de confecção artesanal e a equipe de criação realiza pesquisas frequentes na Alemanha para trazer o melhor para seu traje!



Traje Típico Alemão de Frida da Fritz&Frida Moda Típica Alemã.

Se gostou desse post, te sugiro seguir nosso Blog. Aqui publicamos todas as novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page