Buscar
  • Fritz & Frida

Oktoberfest Munique: Descubra a história dessa linda festa alemã

Atualizado: 10 de abr.


Uma coisa é fato: todo apaixonado por festas alemãs, tem o sonho de um dia conhecer a Oktoberfest Munique, não é mesmo? Seja para passear pelo parque ou pelos pavilhões, beber um delicioso chope alemão ou vestir um traje típico. Com certeza vale a pena viver essa experiência!


Além da diversão garantida, essa é uma festa alemã cheia de história, cultura e tradição. Não por menos, visto que é a festa que inspirou todas as festas que vieram depois.


Para você, que é louco por festas típicas alemãs, criamos este post que conta tudo sobre a história da Oktoberfest Munique! Como nasceu, o porquê foi criada, suas tradições e histórias irreverentes. Está preparadx? Então, descubra todas as maravilhas que essa festa reserva! Vem comigo!


Oktoberfest Munique: como nasceu a festa

O ano foi 1810, o Rei Ludwig I da Baviera se casa com a princesa Teresa da Saxônia. Não bastasse a vida luxuosa da realeza, a festa organizada para comemorar o casório foi o que chamamos de festa de arromba! Comemorada nos campos de Munique, a festa contou com a presença de nada mais, nada menos que toda população da cidade, que foi convidada em peso!

Rei Ludwig ! da Baviera Fotografia extraída de Wikipédia.

Na festa houve desde corrida de cavalos a desfiles, que encantaram os habitantes de Munique. Dessa forma, no ano seguinte, tiveram a ideia de repetir a festa, com a intenção de comemorar o primeiro aniversário de casamento do Rei Ludwig I e Teresa. E ali batizaram a festa de Oktoberfest!


A partir de 1819, a própria população de Munique assume a organização da festa, e desde lá, a Oktoberfest Munique nunca mais parou de acontecer! Anualmente a festa acontece no mês de setembro, embora seu início tenha se dado no mês de outubro. A data foi trocada, com a intenção de coroar o final do verão na Alemanha.


Estima-se também que nas primeiras versões da festa não havia cerveja e que a mesma só foi introduzida anos mais tarde. Porém, antes de acontecer a Oktoberfest, já existia o festival de outono que era uma espécie de abertura da temporada das cervejas, onde as cervejarias iniciavam a produzir a bebida.


Verdade ou não, sabemos que nos dias de hoje é impossível pensar em Oktoberfest, sem pensar em cerveja. Portanto, fique tranquilo! Tem muito chope na Oktoberfest Munique! E muito chope bom!


A Oktoberfest Munique nos dias de hoje

Atualmente, a Oktoberfest Munique acontece em setembro e vai até o primeiro final de semana de outubro. Ela é celebrada no Theresienwiese, um parque que foi construído somente para abrigar a festa. Além do espaço aberto, existem tendas e espaços fechados. Sua localização é bastante próxima ao centro da cidade.

Theresienwiese Fotografia de https://www.oktoberfest.de/en

Diversas marcas de cerveja estão disponíveis para serem consumidas dentro da festa. Todas elas, marcas alemães, como: Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten.


Não ir vestido com um traje típico alemão na Oktoberfest Munique é o mesmo que ir a Roma e não ver Papa! Além disso existe a grande chance de você se sentir um extraterrestre, visto que lá, a maioria usa roupas típicas nesse evento.


Oktoberfest pelo Mundo

A Oktoberfest de Munique foi inspiração para inúmeros países que decidiram repetir a dose e criar uma festa alemã como esta em suas localidades.


No Brasil, não podemos deixar de falar da Oktoberfest Blumenau, que é considerada a Maior Festa Alemã das Américas. Esta festa nasceu no ano de 1984, após duas grandes enchentes sofridas na cidade. A Oktoberfest Blumenau acontece todos os anos, no mês de outubro e recebe turistas de todas as partes do país e da América Latina.


Da mesma forma, a cidade de São Paulo também criou uma Oktoberfest para chamar de sua. Desde o ano de 2016, a festa acontece todos os anos e já esta no calendário de eventos dos paulistanos. Assim como na Oktoberfest de Munique, a festa celebra um casamento todos os anos e assim recorda a origem da festa.


Além dessas, existem versões da Oktoberfest nas cidades de Itapiranga -SC, Igrejinha -RS, Santa Cruz do Sul -RS, Lagoa dos Três Cantos -RS, Cerro Largo -RS, Marechal Cândido Rondon -PR, Ponta Grossa -PR, São Jorge d'Oeste -PR.


Ou seja, tem muita Oktoberfest pra gente curtir por aí, não é?


Traje típico alemão para Oktoberfest

Desde já, aviso: para ir a qualquer Oktoberfest, seja na Alemanha ou no Brasil, a festa fica muito mais gostosa se você for vestido com um traje típico alemão.


Não tenho dúvidas de que você se divertirá mais, mas também se sentirá mais integrado a festa. Se sentirá parte dela!


Agora, se você já estiver em busca do traje típico perfeito, você pode parar de procurar! Pois já encontrou! Na Fritz&Frida Moda Típica Alemã, você encontra toda linha de trajes alemães. Além disso, te damos dicas de como usar o traje, como combiná-lo, etc.

Traje Típico Fritz&Frida Moda Típica Alemã.

Mais que isso, os trajes da Fritz&Frida Moda Típica Alemã respeitam as normas estabelecidas pela Oktoberfest! Então, não espere! Me chame no direct de nosso Instagram que eu te ajudo com tudo!


Gostou desse post? Então, siga nosso blog e descubra todas as novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo