Buscar
  • Fritz & Frida

Traje Camponesa ou Dirndl: uma roupa alemã clássica que toda Frida ama

Atualizado: 10 de abr.


Você certamente já viu essa roupa alemã em fotos da Oktoberfest de Munique, ou então em campanhas publicitárias com a temática germânica, não é mesmo? Não à toa, este modelo é tão aclamado e reverenciado: o camponesa ou então, Dirndl, é sem dúvidas, um traje alemão bastante clássico.

Roupa alemã: Traje Camponesa Fritz&Frida

Então, te convido a nos acompanhar nesse post! Falaremos sobre a história do dirndl e também te apresentaremos o modelo de traje camponesa desenvolvido pela Fritz&Frida Moda Típica Alemã.


Dirndl: a Roupa Alemã Feminina Clássica


Sabe-se que este modelo de roupa alemã feminina, era utilizado pelas camponesas da região Austro-Bávara. Para sermos mais exatos, o dirndl era utilizado no sul da Alemanha, parte da Áustria e Suíça, e também, no norte da Itália.


Embora seu uso fosse feito em todas essas regiões, certamente cada localidade aderia a pequenas particularidades como o uso de tipos de estampas ou não, aviamentos, acabamentos, etc.


Esta roupa era utilizada pelas camponesas em seu cotidiano, contudo, atualmente pode ser vista em festas locais e eventos tradicionais. Assim, são vistas como uma manifestação da cultura e costumes desses povos.

Traje Camponesa da Fritz&Frida Moda Típica Alemã

Se você deseja saber mais sobre as Roupas de Frida, temos um post que fala sobre os tipos de trajes e também sobre sua história. Além disso, trata de identificar como os trajes são utilizados na Europa e também aqui no Brasil. Bacana, né?


Traje Camponesa da Fritz&Frida


Já mencionamos isso aqui em posts anteriores, mas gostamos de reforçar: a equipe da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, busca sem cessar, por referências, informações e inspiração autênticas sobre a cultura e os costumes alemães. Isso porque, acreditamos que não basta somente costurar uma roupa típica e colocá-la à venda. Mas sim, porque acreditamos na alma e na essência do que produzimos.


Então, seja em nossas viagens frequentes à Alemanha e Áustria, seja em nossas pesquisas diárias sobre trajes e cultura alemã, estamos sempre conectados e, assim, sabemos o que estamos fazendo e o que estamos entregando para nossos clientes.


Dessa maneira, com o traje Camponesa, não poderia ser diferente! Nosso modelo de dirndl, foi desenvolvido de acordo com a tradicionalidade de trajes da região Austro-Bávara. Tanto no que tange material, até a parte estética e também a modelagem, que foi estudada e feita a partir de moulage.


Caso você não saiba, a moulage é uma técnica de modelagem tridimencional, feita diretamente no manequim. Isso significa que as voltas do corpo são levadas em conta e que, o caimento e o conforto são primordiais! Esses detalhes são vistos no resultado final de cada peça!

Roupa alemã estilo camponesa em vermelho.

Tecidos e Materiais


Os materias utilizados no traje camponesa da Fritz&Frida são de primeira qualidade! Claro, não poderia ser diferente! Desde tricolines a camurça, cetins a tafeta, jacquard a rendas.


Os vestidos a pronta entrega são feitos em tricoline de algodão de altíssima qualidade, como é caso do camponesa simples. Ou também, temos a opção em camurça eco, no modelo camponesa luxo. Veja nas imagens os modelos:

Camponesa simples: Vestido algodão xadrez + Avental de cetim
Camponesa luxo: Vestido de camurça eco + Avental de renda

No caso do camponesa simples, o avental que acompanha é em cetim, de acordo com a cor do vestido. Ou seja, se o vestido for em xadrez vermelho, o avental será em cetim vermelho. So for em xadrez preto, o avental será em cetim preto. Isto é, sempre combinando e harmonizando com o vestido.


Já para o camponesa luxo, o avental que acompanha é em renda. Mas assim como no camponesa simples, ele também segue a questão de harmonização de cores de acordo com o vestido.


Gosto de dizer, que para este modelo, temos a opção de fazer trajes customizados, isto é, você pode escolher, dentro de nossa gama de materiais e tecidos disponíveis, uma cor que lhe agrade, combinações que você goste... isso de forma exclusiva! Porém, para fazer no segmento exclusivo, pedimos para que se antecipe, pois para isso é necessário um prazo maior. Os pedidos de nível personalizados são aceitos de novembro a julho de cada ano, ok?

Metais


Os metais presentes no vestido camponesa ou dirndl, são de metal inoxidável. Isto é, você não precisa de preocupar, ele não irá oxidar e estragar seu vestido, nem vai estragar em contato com água.


Além disso, eles são desenvolvidos com design exclusivo para a Fritz&Frida, e demonstram esteticamente, a qualidade do acabamento desse material.


Acabamentos Internos


Não temos somente cuidado com a parte externa de nossos produtos! Mas também, delegamos muito carinho e atenção para as partes internas. Além do mais, são elas que tocam em nosso corpo. São elas as partes em contato com a nossa pele. Por isso, merecem sim, toda atenção!


A parte do corpete desse modelo, é entretelada, para que o mesmo tenha sustentação e assim, seja capaz de delinear ainda mais suas curvas. O forro do corpete é feito em algodão 100%, o que ajuda numa melhor de transpiração e conforto.


As costuras e acabamentos são feitos com cuidado, por isso o vestido é tão bonito fora como dentro. Legal não é?


Detalhes que Merecem Atenção


Se você está em dúvida de como deve amarrar seu avental, por exemplo, te sugerimos o post Traje Típico Alemão Feminino: Como usar o Avental de Frida. Lá você descobre tudo sobre a simbologia das amarrações do avental.


Outra informação importante é que este traje é aceito segundo as normas estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau. Se você não conhece as regras, veja nosso post Traje Típico Alemão e suas Regras e fique por dentro!


Encomende a sua Roupa Alemã


Gostou de nosso traje Camponesa? Então não perca tempo! Encomende agora! Basta me contatar no direct do Instagram, que eu ajudo com tudo!


Se além do nosso traje camponesa, você gostou desse post, te recomendo seguir nosso blog. Lá você fica sabendo de todas as novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo