Buscar
  • Fritz & Frida

Roupa de Frida

A Roupa de Frida é também conhecida como Traje Típico Alemão Feminino ou Traje de Frida. Na Alemanha, Áustria e demais regiões da Europa que adotam o seu uso, são conhecidos como Dirndl. São vestidos baseados na vestimenta histórica das camponesas. A Roupa de Frida é baseada nos dirndl, porém nem sempre são completas, como por exemplo, podem ser usadas sem o avental. Dessa forma elas costumam ser chamadas de Landhausmode, que significa: à moda camponesa.


Curiosidades sobre a Roupa de Frida

A Roupa de Frida tradicional é composta por corpete ou corselet, blusa, saia e avental. Geralmente, são confeccionadas em tecidos de algodão. Contudo podem usar também rendas, linho, seda e muitos outros tecidos nobres.


Já no Brasil, além de utilizarmos estes mesmos tecidos para a confecção dos Dirndl, também fazemos uso de outros materiais. Isto é, adaptamos outros tecidos, próprios de nossa região, para os Trajes de Frida em estilo Landhausmode.


Existem muitas curiosidades a respeito da simbologia e uso das Roupas de Frida. Uma dessas curiosidades, se dá na forma como o avental feminino é amarrado. Você sabia disso? Não? Em nosso post Traje Típico Alemão Feminino: Como usar o Avental mostramos para você como o mesmo deve ser utilizado de acordo com o estado civil. Engraçado não é mesmo? Então, confira o post e descubra qual o lado ideal para você fazer o laço do seu avental!



Roupas de Frida na Europa

Tradicionalmente as Roupas de Frida no estilo Dirndl, eram utilizadas no dia-a-dia. Ou seja, como uma roupa de trabalho. Portanto eram usadas pelas camponesas do sul da Alemanha, algumas regiões da Áustria e Suíça, assim como no norte da Itália no Trentino-Alto Adige. A Roupa de Frida era normalmente utilizada em cores lisas ou em padronagens como o xadrez. Todavia, cada localidade agregava características e detalhes de acordo com os gostos e costumes locais.


A Roupa de Frida no estilo Dirndl, é utilizada atualmente na Europa, em ocasiões especiais como no Biergarten, o Zeltfest, Oktoberfest e também em cerimônias e casamentos. Assim sendo, podemos dizer que o uso da Roupa de Frida na Europa é comparável ao uso do kilt na Escócia e ao uso chapéu de Cowboy nos Estados Unidos, por exemplo. No entanto, nos dias atuais, as Roupas de Frida são mais utilizadas na Áustria (Tirol) e no sul da Alemanha (Baviera).


Roupas de Frida no Brasil

As Roupas de Frida foram trazida para o Brasil, com os imigrantes Alemães que aqui se estabeleceram. E, se intensificaram com as Festas Típicas Alemães presentes em nossa cultura. Como é o caso da Oktoberfest que acontece em Blumenau.


Assim sendo, no Brasil ela é muito utilizada por grupos folclóricos alemães e por demais pessoas adeptas a cultura alemã, que geralmente usam a Roupa de Frida para frequentar festivais relacionados a cultura alemã, como por exemplo a Oktoberfest Blumenau, a Festa Pomerana, Sommerfest e demais Festas Típicas Alemãs pelo Brasil.



Muitas das Roupas de Frida feitas no Brasil são no estilo Landhausmode. Isto é, à moda camponesa. Nós da Fritz&Frida Moda Típica Alemã, temos orgulho em dizer que, trabalhamos com todos os estilos. Tanto o tradicional Dirndl quanto o Landhausmode.


Embora estejamos um pouco distantes da Alemanha, fez-se necessário criar regras para manter a originalidade das Roupas de Frida. Assim, grupos tradicionais germânicos, bem como Festas Alemãs, que zelam pela tradicionalidade dessas roupas, estipularam algumas regras para que os Trajes Típicos Alemães sejam considerados válidos.


Por isso, estejam atentas a estas regras para saber se sua Roupa de Frida está de acordo com as normas estabelecidas pela Oktoberfest Blumenau. No post Traje Típico Alemão e suas regras nós mostramos para você como se tornar uma autêntica Frida. E assim também, conseguir a meia entrada nessa linda festa!


Se você ainda não possui sua Roupa de Frida, ou se deseja adquirir uma nova, basta entrar em contato comigo que eu resolvo esse problema para você!


Bjinho!


Frida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo