Buscar
  • Fritz & Frida

Traje Típico de Oktoberfest: Como lavar, passar e guardar o seu!

Atualizado: 8 de abr.


Quando vendemos um traje típico de Oktoberfest, temos o desejo de que ele dure muito e que o cliente possa usá-lo por bastante tempo! Para isso, fazemos nossa parte: usamos tecidos e materiais de qualidade, fazemos atenção à costura e confecção e buscamos informar o cliente de que maneira cuidar do traje. Isso se refere, desde a forma de vesti-lo, guardá-lo e lavá-lo. Seguem aqui algumas dicas, sugestões e toques para conservar o traje típico alemão da Fritz&Frida e assim mantê-lo bonito por muito mais tempo.


Traje Típico de Oktoberfest masculino: aprenda como lava e conservar.

Como recebemos muitos e-mail e mensagens perguntando a forma de lavar o traje, criamos esse post informativo e explicativo. Portanto, segue lá:


Como lavar seu traje típico Oktoberfest da Fritz&Frida:


Há 2 maneiras de lavar o traje típico Oktoberfest, e isso serve tanto para o feminino quanto para o masculino:


Técnica “banho de gato

A primeira que apresentamos é a forma mais rápida, é a técnica chamada ‘’banho de gato’’. Se você está curtindo um dia de festa e deseja retornar no outro dia com seu traje limpo, a dica: apenas o vire do avesso e passe um pano umedecido (em água e sabão neutro) na parte interna do traje e deixe-o secar a sombra. Não umedeça muito o pano, o banho é de gato mesmo!


Atenção

Essa dica vale apenas para os vestidos e trajes masculinos. Ciganinhas, batas, camisas, meias, polainas e demais componentes do traje necessitam dos cuidados aplicados na segunda forma de lavar.


Traje Típico de Oktoberfest feminino: aprenda como lavar e conservar.

Técnica “lavar de verdade”


A segunda forma de lavar o traje é geralmente realizada quando se deseja passar um tempo maior sem usá-lo. Vamos combinar? Não é legal guardar as peças sem que as mesmas sejam higienizadas da forma adequada, não é mesmo? O primeiro motivo é porque é éca (hihi) e o segundo é que o suor dispensado na roupa pode causar manchas irreversíveis a peça.


Qualquer que seja o material da composição do seu traje, o ideal é que você encha o tanque ou um balde com água e adicione sabão neutro. A melhor opção é o sabão de côco líquido, mas se você preferir utilizar o sabão em barra, esfregue-o na água afim de gerar espuma e utilize essa água para lavar sua peça. Feito isso, mergulhe o seu traje na água que contém o sabão neutro. Você pode mergulhar o traje do avesso e, esfregá-lo com um pouco mais de sabão, delicadamente, como se estivesse lavando uma roupa íntima (lingerie), por exemplo.

Após esse processo, esvazie o local onde você armazenou a água (tanque ou balde) e coloque água limpa (sem sabão). Você irá mergulhar o traje novamente afim de tirar todo o sabão da peça. Deixe secar a sombra. Quando seco, ele estará pronto para ser passado e guardado.


Atenção

Tome o cuidado de retirar fitas e cordões de couro antes da lavagem! Isso ajudará a conservar mais esses materiais. Todos os nossos metais são inoxidáveis e por isso você não precisa se preocupar, eles não enferrujarão. Apenas lembre-se de cuidar com os mesmos na hora da lavagem, pois são peças delicadas. Nunca, jamais, sob hipótese alguma coloque as peças para lavar em máquina de lavar ou para secar em secadora! Nossas peças são delicadas, feitas a mão e os aviamentos são sensíveis, por isso merecem ser tratados com carinho!


Como passar seu Traje da Fritz&Frida


Trajes de camurça eco

Passe as peças em camurça eco sempre do lado avesso e tome cuidado para o caso de aparecer no avesso partes do direito da peça, como por exemplo na barra da perna do traje masculino que mesmo do avesso aparece o lado certo do tecido. Nesse caso você precisa diminuir bem a temperatura do ferro e colocar um pano de algodão (pode ser um pano de prato limpo) sobre a barra e ai passar o ferro por cima do pano de algodão.


Traje de Oktoberfest infantil: aprenda como lavar e conservar.

Outros tecidos que podem aparecer em seu traje

Alguns tecidos como o algodão e o linho pedem temperatura mais alta. As ciganinhas e camisas alemãs, normalmente são feitas em algodão. Já a seda e cetim (tecidos usados em alguns aventais e ciganinhas) devem ser passados com temperatura mínima, sem vapor e do avesso. A lã pede temperaturas muito alta e o acetato, viscose, poliéster e nylon devem ser passadas à temperatura baixa porque são mais sensíveis ao calor.


Como guardar seu Traje da Fritz&Frida


A dica de ouro aqui é guardar o traje após tê-lo lavado e passado (segundo as instruções colocadas acima). É interessante conservá-lo dentro de um plástico transparente, desses usados em lavanderias. Ou ainda, dentro de uma capa como as que são usadas para guardar ternos.


Importante: Conserve-o em local fresco e arejado, longe do sol e da humidade e assim, seu traje durará muitos anos mais!


Enfim, esperamos ter tirado todas as dúvidas em relação aos cuidados e manutenção das peças. Mas nos colocamos a disposição caso tenha alguma dúvida específica que não tenha sido sanada aqui.


Você pode me contatar no direct do Instagram! Será um prazer e uma honra te atender. Seja para tirar alguma dúvida ou para te ajudar a realizar uma compra!


No entanto, se além de nossos trajes você também adorou este post, nos siga no blog e fique por dentro das novidades do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo