Buscar
  • Fritz & Frida

5 sugestões de Museus em Blumenau para ficar por dentro da história da cidade

Atualizado: 10 de abr.


Certamente, um maior fluxo de turistas, frequenta a cidade de Blumenau durante a Oktoberfest, que acontece anualmente no mês de outubro. Contudo, antes da própria festa, a cidade contempla fortes vínculos históricos com a cultura germânica, fruto da imigração alemã na Região. Dessa maneira, mais que participar da festa, diversos turistas também desejam conhecer mais a fundo a história da cidade e, por isso, os museus em Blumenau são uma excelente opção.


E não é para menos! A cidade de Blumenau, de fato, é bastante rica em sua história e tradições e tudo isso, pode ser apreciado caminhando por suas principais ruas e é claro, nos museus que conservam sua história.


Muitas vezes, até quem é da cidade, acaba não prestigiando os museus presentes nela e, por isso, as dicas não são somente dedicadas aos turistas, mas a todos que desejam explorar mais a cidade e conhecer um pouco mais da sua história. A cidade tem diversos museus interessantes, mas nesse post, eu selecionei aqueles que mais fazem meu coração bater! Isto é, aqueles que eu mais gosto e, que creio, contam muito bem a história da minha querida cidade.


Vamos lá então? Segue a baixo 5 dicas de museus em Blumenau para você conhecer.


1. Museu da Família Colonial

A casa enxaimel, que se encontra em perfeito estado, é o local que abriga o Museu da Família Colonial. A casa pertenceu a um dos primeiros colonizadores da cidade, o senhor Victor Gaertner. A mesma foi construida em 1864 em um dos primeiros lotes demarcados da colônia de Blumenau.


Victor Gaertner era comerciante e Cônsul da Alemanha em Blumenau, além de ser sobrinho do fundador da cidade, Doutor Blumenau. Já na cidade se casou com Rosalie Julie Auguste Sametski, conhecida como Rose Gaertner, com quem teve 8 filhos.

Museu da Família Colonial
Foto feita pela Frida da Fritz&Frida

A caçula do casal, Edith Gaertner, que era atriz, foi a última moradora da casa. E assim, decidiu doar a mesma para o município, mantendo-a com todos os objetos internos a fim de que a mesma, pudesse vir a se tornar um museu.


No interior da casa é possível apreciar mais de 6.000 objetos que pertenciam a família ou a algum dos primeiros imigrantes que ali chegaram. Mais que a casa em si, este espaço conta com o 'horto florestal', com plantes e árvores cultivadas pelos imigrantes e com o icônico cemitério de gatos, feito por Edith Gaertner. Este espaço é ideal para quem gosta de caminhar em meio às plantas. Um verdadeiro museu a céu aberto.


Além disso, em meio ao complexo, tem-se outra casa, construída em 1858, que pertenceu a Hermann Wendeburg, secretário e guarda-livros do fundador da colônia.


Atualmente todo esse complexo é tombado pelo patrimônio histórico e é, sem dúvidas, uma preciosidade para história de Blumenau.


Museu da Família Colonial:

Al. Duque de Caxias, 78 – Centro – Blumenau - SC

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h

Telefone: (47) 3381-7516


2. Museu de Hábitos e Costumes

Este museu busca resgatar desde os hábitos de vestir, costurar, brincar, ou seja, hábitos vividos nos espaços íntimos e domésticos, do final do século XIX até os dias atuais.

Museu de Hábitos e Costumes Foto feita pela Frida da Fritz&Frida

Acima de tudo, nesse espaço, é possível encontrar peças de roupas e acessórios como bolsas, chapéus, sapatos e toda diversidade de peças domésticas como brinquedos e mobílias. Enfim, é um verdadeiro mergulho nas curiosidades da vida cotidiana com os objetos do século XIX e XX.

Museu de Hábitos e Costumes Foto feita pela Frida da Fritz&Frida

A maioria dos objetos presentes nesse museu foi reunido pela senhora Ellen Weege Vollmer que, entre objetos de família e também recebidos de doação, conseguiu reunir mais de 5 mil peças. Essas peças foram doadas em 2010 para e Prefeitura de Blumenau, que se comprometeu em conservá-las e deixá-las em exposição permanente.


Museu de Hábitos e Costumes:

Rua XV de Novembro, 25 – Centro - Blumenau - SC

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h

Telefone: 47 3381.7979 E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br


3. Museu da Cerveja

Próximo ao Museu da Família Colonial e ao Museu de Hábitos e Costumes, na região central de Blumenau, também é possível visitar o Museu da Cerveja.


O Museu da Cerveja foi inaugurado em 1996 e nele é possível apreciar a história dessa bebida, bem como objetos e utensílios para a fabricação da mesma. Uma verdadeira relíquia e deleite para todos os amantes desse líquido sagrado!

Museu da Cerveja Foto feita pela Frida da Fritz&Frida

A maior parte do acervo pertenceu a Cervejaria Fieldman, mas também existem objetos doados pela Brahma e por pessoas comuns, que tinham esses objetos e utensílios como pate de sua vida diária.


Museu da Cerveja:

R. XV de Novembro, 160 - Centro, Blumenau - SC

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h às 17h

Sábados, domingos e feriados abrirá das 10h às 16h

Telefone: (47) 3326-6791


4. Museu da Água

Embora este Museu fique localizado um pouco mais afastado da zona central, vale a pena a visita, especialmente para apreciar o pôr do sol, no fim da tarde. Com vista para boa parte da cidade de Blumenau, ele acaba sendo um local privilegiado para quem deseja ver a cidade de outro ângulo.

Museu da Água Fotografia retirada do site da Câmera de Vereadores de Blumenau

O Museu da Água, trata-se um estação de tratamento de água, pertencente ao SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), que é aberto ao público e onde se pode conhecer todo o processo de tratamento da água da cidade.


Museu da Água:

Rua Lages, s/nº - Bairro: Boa Vista - Blumenau - SC

Horário de atendimento: 9h às 18h sem precisar fazer agendamento

Das 18h às 22h, as visitas à estrutura podem ser feitas mediante marcação pelo e-mail museu@samae.com.br ou pelos telefones 47 3340-1742 e 47 3340-3242


5. Museu Hering

O Museu Hering é um espaço pertencente a Fundação Hering da empresa têxtil Hering.


Museu Hering Foto feita pela Frida da Fritz&Frida


Certamente, a loja que localiza-se no complexo industrial dessa empresa é bastante procurada por turistas que vem a cidade. Mas e por que não conhecer mais sobre essa empresa que faz parte da história de Blumenau?


Para isso, basta atravessar a rua e acessar a Fundação Museu Hering! Lá você ficará por dentro de toda a história da empresa, desde sua criação até os dias atuais. Além disso eles mostram boa parte do processo de desenvolvimento da malha. Muito interessante!

Museu Hering Foto feita pela Frida da Fritz&Frida

O espaço é muito bonito e interessante! Com certeza vale a visita!


Museu Hering:

Rua Hermann Hering, 1740 - Bom Retiro - Blumenau, SC

Horário de atendimento: segunda a sexta, 9h às 18h

Sábados e feriados, 10h às 16h

Telefone: 47 3321-3340

E-mail: museuhering@fhh.org.br

Site: https://fundacaohermannhering.org.br/museu-hering


Gostou das dicas de visita para os museus em Blumenau?

Estes museus em Blumenau te darão muita perspectiva da história e cultura da cidade e todos eles, cada um com suas particularidades, valem a pena serem visitados.


Portanto, basta somente reservar momentos em sua agenda, para poder conhecer um pouco mais sobre a cultura e história da cidade, visitando os museus presentes nela.


Essa é uma ótima sugestão tanto para turistas que aqui chegam, como para residentes de Blumenau.


Gostou desse post? Fique atende ao nosso Blog e conheça mais novidades e informações sobre o universo germânico!


Além disso, se quiser visitar a Oktoberfest e a cidade de Blumenau à rigor, isto é, vestindo um traje típico, eu posso te ajudar! Me chame no direct do Instagram da Fritz&Frida Moda Típica Alemã. Temos os trajes mais lindos! Confira!


Bjinho!


Frida.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo