Buscar
  • Fritz & Frida

10 Dicas imperdíveis: o que fazer em Blumenau pela visão de uma blumenauense

Atualizado: 10 de abr.


A cidade de Blumenau é um destino muito procurado pelos turistas, dentro do Brasil. Seja pelas festas alemãs, como a Oktoberfest Blumenau, seja pela cultura presente na localidade, ela é uma das queridinhas das pessoas que buscam um roteiro germânico pelo país. Assim, eu como uma boa Frida nativa, fiz uma seleção: o que fazer em Blumenau em 1 dia. Por isso, darei 10 dicas e sugestões imperdíveis, a partir de minha visão, como blumenauense, que tenho certeza que você irá adorar!


Sendo assim, não somente falaremos sobre os pontos turísticos em si, mas falaremos também de lugares para passear, comer e se divertir. E claro, tudo dentro do que manda o figurino germânico! Portanto, fique conosco por aqui e descubra as maravilhas que Blumenau te reserva!


1. Café da manhã com a cuca da Nice


Todo bom dia, tem que começar com um bom café da manhã, não acha? Dessa forma, te indicamos um lugar onde amamos comer uma boa cuca: a Confeitaria da Nice.


Seja para adquirir uma cuca para levar para casa (ou o local onde você está hospedado), seja para comer na própria confeitaria, ambas opções são ótimas. A Confeitaria da Nice possui espaço para tomar café, então se preferir, pode ficar por lá mesmo e apreciar sua cuca com um delicioso café, como você merece.


Na Confeitaria da Nice, as cucas saem durante vários períodos do dia, por isso não é incomum encontrar uma cuca ainda quentinha para degustar. E os sabores? São os melhores! Vinho com abacaxi, sonho de valsa, nata, banana com farofa... vix, o céu é o limite e a quantidade de sabores também! Só não pode uma coisa: sair de Blumenau sem comer a cuca da Confeitaria da Nice! Combinado?


Confeitaria da Nice

Rua Frei Estanislau Schaette, 276 - Água Verde, Blumenau - SC

*Fique atento(a) aos horários de funcionamento.


2. Passeio pelo centro histórico de Blumenau


Depois de uma bela cuca, o melhor mesmo é dar uma caminhada, sem pressa, e relaxar, vendo as belezas do centro histórico de Blumenau.


A região histórica, concentra a Antiga Prefeitura, atual Fundação Cultural da cidade, a famosa Rua das Palmeiras, a Praça Hercílio Luz, conhecida também como Biergarten e diversos museus como: Museu da Cerveja, Museu da Família Colonial, Museu de Hábitos e Costures e o Parque Edith Gaertner com seu icônico Cemitério dos Gatos. Se você deseja saber mais sobre os museus de Blumenau, nós fizemos um post especialmente dedicado a eles aqui. Confira!

Museu da Cerveja - Praça Biergarten

Sugiro que você aprecie as belezas da arquitetura local e visite, os museus, praças e ruas dessa linda região da cidade. Na praça Hercílio Luz, você pode apreciar a vista do Rio Itajaí-Açu. Através desse rio, os imigrantes alemães, chegavam a cidade por meio de uma embarcação à vapor de vinha de Itajaí, Porto de chegada, até a cidade de Blumenau.


3. Caminhar pela Rua XV


Durante a Oktoberfest Blumenau, a Rua XV é um centro de atrações, com os famosos desfiles e também bares tradicionais que estão presentes ali.


Contudo, durante o ano, esta rua também é bastante cotada, por causa do comércio. A Rua XV possui diversas lojas e é uma das regiões comerciais mais tradicionais da cidade. Por isso, se você quiser ir às compras, nada melhor que bater perna por ela.


Além disso, nos anos 2000, essa rua foi completamente revitalizada e por isso, encontra-se bastante organizada e com construções históricas no seu decorrer. Como é o caso do Castelinho da Moellmann. Ou seja, belas fotos podem ser feitas nessa rua.


4. Visita a Igreja Matriz

Ainda pela Rua XV, você irá se deparar com a Igreja Matriz e sua icônica torre, símbolo da cidade.


A Igreja Matriz foi inaugurada no ano de 1958 e idealizada pelos arquitetos Gottfried Boehm e Dominikus Boehm, em um projeto bastante moderno. A Torre, contudo, foi construída no ano de 1963 e os três sinos presentes nela, significam Jesus, Maria e José.


Igreja Matriz São Paulo Apóstolo

R. Quinze de Novembro, S/N - Centro, Blumenau - SC


5. Paradinha no Teatro Carlos Gomes


Ao longo da Rua XV de novembro, existem muitas edificações interessantes e, por isso, fazer o percurso à pé é tão legal. Outro ponto que merece uma paradinha é o Teatro Carlos Gomes.


O Teatro é oriundo de uma sociedade conhecida como Sociedade Teatral de Blumenau, fundada em 1860, que era anexa à Sociedade de Atiradores, que situava-se em outro ponto da cidade. Contudo, em 1935, foi lançada a pedra fundamental do Teatro na Rua XV de Novembro.


Inaugurado em 1939, o Teatro passou a ser chamado de Teatro Carlos Gomes e desde lá, já recebeu inúmeros gênios da música e do teatro.


Teatro Carlos Gomes

R. XV de Novembro, 1181 - Centro, Blumenau - SC


6. Prefeitura, Macuca e Relógio das Flores

Ao final de seu passeio pela Rua XV de Novembro, você encontrará a famosa Prefeitura da Cidade, com traços estéticos inspirados no Enxaimel. A construção da Prefeitura foi feita no ano de 1982 e conta com 10.500m2 construídos.


Em frente a Prefeitura, tem-se à mostra a locomotiva número 1 da cidade, carinhosamente batizada de Macuca. Onde você pode fazer belas fotografias com a prefeitura de fundo!


Na mesma praça, também é possível conhecer o Relógio das Flores, construído no ano de 2000 em homenagem aos 150 anos da cidade. Esse relógio funciona à energia elétrica e é único no estado.


7. Almoço e passeio no Parque Vila Germânica


Depois de conhecer muito sobre o centro histórico da cidade e bater muita perna na Rua XV, vale uma paradinha para o almoço em um lugar pra lá de especial, não é?


Por isso, te recomendo ir ao Parque Vila Germânica para desfrutar de um delicioso almoço com comida típica e ainda aproveitar o tempo para conhecer o complexo que recebe a Maior Festa Alemã das Américas: a Oktoberfest Blumenau.


No complexo Parque Vila Germânica você encontra diversos restaurantes, então a depender de sua vontade, escolha um que lhe agrade! Todos tem comidas muito gostosas que devem ser acompanhadas com aquele caneco de chope! Se você estiver dirigindo, não recomendamos a ingestão de álcool, ok?


Além disso, você pode adquirir souveniers lindos para presentear quem você ama! O complexo conta com diversas lojas! Eu recomendo a loja Empório da Vila. Lá você encontra uma variedade incrível de canecos de chope, souveniers da cidade, e trajes típicos da Fritz&Frida Moda Típica Alemã.


Empório da Vila

Parque Vila Germânica - R. Alberto Stein, 199 - Blumenau- SC

*Fique atento(a) aos horários de funcionamento.


8. Passeio pelo Parque Ramiro Ruediger


Depois da lomba do almoço, que tal uma volta no Parque?


Certamente, a melhor opção é passear pelo Parque Ramiro Ruediger, que fica ao lado da Vila Germânica. Esse Parque é dedicado às pessoas que desejam praticar esportes, corridas, caminhadas ou então, para quem deseja dar aquela esticada nas pernas e relaxar deitando no gramado.


Por isso, é um ótimo ambiente também para quem tem crianças, pois lá existe parquinho com balanço e escorregador e também animaizinhos como peixes e tartarugas no lago, bem como patos.


Parque Ramiro Ruediger

R. Alberto Stein, 416 - Velha, Blumenau - SC


9. Café da tarde no Cafehaus


Você deve estar pensando: "Meu deus, só comilança?" E eu te respondo: "Não só, mas muita comilança também!" hihihi.


Isso porque eu acredito que muito da cultura dos lugares está também em sua gastronomia, concorda? E sem dúvidas, tomar um delicioso café no Cafehaus em Blumenau, faz parte dessa tradição e você não pode deixar de ir!


O Cafehaus nasce do café da manhã do Hotel Glória já nos anos de 1960 e é reconhecido ainda nos dias atuais, pelas delícias que fazem!


Você pode escolher o café colonial, que é cobrado por peso ou então, pedir no balcão. Seja qual for sua escolha, recomendo fortemente que prove a Torta Glória. Uma iguaria feita com uma crocante casquinha, pudim, morangos e ganache. Hummmm!


O tradicional Cafehaus localiza-se no centro da cidade. Contudo em 2017, abriram uma filial próxima à Vila Germânica. Ambas têm a mesma qualidade!


Cafehaus Glória - Hotel Glória (Matriz)

R. 7 de Setembro, 928 - Blumenau - SC


Cafehaus Glória (Filial)

R. Humberto de Campos, 1091- Blumenau - SC

*Fique atento(a) aos horários de funcionamento.


10. Dar uma esticadinha na nigth Blumenauense


Depois de um dia delícia em Blumenau, que tal uma noite gostosa e relaxante? Sim ou com certeza? Blumenau tem diversos restaurantes com iguarias germânicas e boas cervejas! Por isso, você não pode deixar de provar!


Eu particularmente, gosto de alguns locais e, dessa forma, não posso te indicar somente um. Então, vou recomendar alguns e você decide em qual deseja ir. Se ficar mais dias na cidade, vale experimentar todos, ok?


Mais próximo ao centro da cidade indico a Thapyoka. O Restaurante fica no Biergarten, no centro histórico de Blumenau, ao lado do Museu da Cerveja. O local é agradável, com pratos a la carte e boa cerveja. Eu recomendo Hackepeter e Spatzle com Goulasch. Mas eles também tem outros pratos típicos como o Marreco e o Eisbein.


Outro local próximo ao centro que gosto muito é o Senac Bistrô. Eles também tem um cardápio germânico bastante vasto. Eu adoro a Flammkuchen, o Spatzle e o Hackepeter. Ótimo local para fazer um happy hour.


Agora, se você tem disponibilidade para sair do centro da cidade, te recomendo as cervejarias. Gosto bastante do Bar Estação Eisenbahn e o Bar Fábrica da Cervejaria Blumenau. Essas cervejarias tem um amplo cardápio com comidas alemãs e claro, ótima cerveja. Elas fazem também um tour de visitação no processo da cerveja. Fique atento aos horários de funcionamento desses serviços.


Thapyoka Blumenau

R. Quinze de Novembro, 160 - Centro, Blumenau - SC


Senac Bistrô

Alameda Rio Branco, 165 - Centro, Blumenau - SC


Bar Estação Eisenbahn

R. Bahia, 5181 - Salto Weissbach, Blumenau - SC


Bar Fábrica da Cervejaria Blumenau

R. Arnô Deling, 388 - Loja - Itoupavazinha, Blumenau - SC

*Fique atento(a) aos horários de funcionamento.


Gostou das opções de o que fazer em Blumenau?


Afinal, gostou das minhas sugestões do que fazer em Blumenau? Tenho certeza que sim! Além disso, fico super feliz em poder compartilhar com você! Por isso, se fizer o roteiro me conta o que achou, viu?


Embora esses locais façam parte do meu cotidiano, visto que frequento todos eles, gosto muito de levar amigos de fora para fazerem esse roteiro e, todos eles gostam muito! Assim, decidi também repassar para vocês e espero que apreciem.


Você sabe que a Frida aqui é completamente envolvida com a cultura e costumes alemães trazidos pelos nosso antepassados, portanto, tento sempre te informar nesse sentido.


Além disso, também sei tudo sobre trajes típicos alemães, por isso, se quiser saber mais sobre eles, basta me chamar no direct de nosso Instagram ou então, realizar a compra diretamente pela nossa Loja Virtual.


Gostou desse post? Siga nosso Blog e fique por dentro de todas as informações do mundo germânico.


Bjinho!


Frida.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo